Com 1.500 m², a nova unidade contará com berçários, salas de aula e áreas de lazer, seguindo diretrizes pedagógicas modernas

Redação Publicado em 24/07/2026, às 09h57
As obras de construção do novo prédio da Unidade Municipal de Ensino (UME) Hilda Rabaça, localizada na Praça Guilherme Délius, no bairro Vila Haddad, Zona Noroeste de Santos, superaram a marca de 50% de execução. A nova infraestrutura permitirá ampliar significativamente o atendimento da rede municipal de ensino na região, dobrando a capacidade atual do berçário e da educação infantil, pulando das atuais 60 vagas para um potencial de atendimento muito superior em um ambiente totalmente climatizado e moderno.
Supervisionado pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), o projeto contempla cerca de 1.500 metros quadrados de área construída divididos em dois pavimentos. A nova estrutura foi desenhada em conjunto com as diretrizes pedagógicas da Secretaria de Educação (Seduc). No andar térreo, o espaço abrigará dois berçários com solários e vestiários integrados, lactário, refeitório, pátio interno e playground com piso e equipamentos em madeira, além de jardim sensorial. Já o pavimento superior contará com seis salas de aula, brinquedoteca, sala multiuso e área administrativa, com plena acessibilidade garantida via elevador.
Avanço técnico e modelo de parceria privada
No atual estágio das intervenções, as equipes operacionais finalizaram a cobertura do segundo pavimento e o sistema de barrilete para distribuição hidráulica. Segundo informação do secretário substituto de Obras e Edificações, Roger Guerra, os trabalhos concentram-se no momento na colocação de batentes, contramarcos de janelas, reboco das vedações e na estruturação dos conduítes das redes elétrica e de água. A previsão é que a nova unidade seja entregue no prazo aproximado de um ano.
A edificação é realizada sem custos diretos para os cofres do Município. O investimento é viabilizado por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com a empresa Marimex, como contrapartida do licenciamento ambiental do Terminal Portuário Alfandegado de Cargas Gerais (Teval). O acordo compensatório assumiu a conclusão dos serviços após a Prefeitura rescindir, aplicar advertências e multar a antiga empreiteira licitada, a JEA Construtora, por descumprimento do cronograma original do contrato.
Leia também

Com gestão arrojada e estratégica, João Araújo põe Buritirama no topo do ranking da mineração

PAT de Guarujá e Praia Grande oferecem 335 vagas

Deixemos para amanhã o que não deveríamos dizer hoje

Motorista embriagado atropela ciclista, que morre após carro pegar fogo em Praia Grande

Minha Casa Minha Vida salva balanço da Direcional Engenharia com dívida líquida de R$ 496 milhões

Três PMs irão a júri por tiros contra motoboy durante Operação Escudo em Santos

Santos entra na rota do Remo de Praia olímpico com etapa nacional na Praia do Gonzaga

Motorista embriagado atropela ciclista, que morre após carro pegar fogo em Praia Grande

Homem morre após ser agredido e bater a cabeça durante briga em Itanhaém

Doceria de Santos cresce, reforma o espaço e amplia cardápio após Neymar virar cliente frequente