A ação preventiva começa neste domingo e deve durar até março

Maria Clara Campanini Publicado em 29/11/2024, às 12h43
As Defesas Civis do Estado de São Paulo e do município de Guarujá, localizado no litoral de São Paulo, anunciaram recentemente o lançamento do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Este plano, que visa mitigar os impactos das intensas precipitações características da estação de verão, começará a ser implementado a partir deste domingo, dia 1º de dezembro, com término previsto para 31 de março de 2025. No entanto, há a possibilidade de extensão do prazo conforme necessário.
De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura de Guarujá, o PPDC inclui uma série de medidas preventivas e de monitoramento para lidar com os riscos associados às chuvas. Entre as ações destacadas estão a previsão meteorológica diária e o monitoramento constante das condições climáticas. Além disso, o plano prevê o acompanhamento em tempo real de áreas suscetíveis a problemas geológicos, como alagamentos e deslizamentos.
Para a execução eficaz deste plano, foram instaladas 15 estações equipadas com pluviômetros automáticos ao longo dos 143 km da Ilha de Santo Amaro, que abriga parte da cidade. Esses dispositivos são essenciais para medir e registrar os volumes pluviométricos locais. Adicionalmente, há uma infraestrutura dedicada à coleta de dados geotécnicos na Vila Baiana e na Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu. Esses dados são cruciais para avaliar a umidade do solo e antecipar possíveis riscos geológicos.
A prefeitura informou ainda que durante o período de vigência do PPDC, serão emitidos alertas meteorológicos sempre que as condições climáticas apontarem para potenciais riscos de deslizamentos ou inundações. Esses alertas serão disseminados por meio de mensagens via SMS, WhatsApp e Telegram, além das redes sociais oficiais tanto da Prefeitura quanto da Defesa Civil.
Leia também

Jovem de 27 anos morre após ser atropelado por caminhão em Santos

Ex-marido de Val Marchiori é acusado de aplicar golpes com criptomoedas e palestras enganosas!

Após piora, Vaticano atualiza estado de saúde do Papa Francisco

Eleição no Santos: confira a lista de chapas

Dois homens são presos por tráfico de drogas em operação da PM

Dupla é presa ao tentar fraude em benefício do INSS com documentos falsos

Pescador morre após afogamento durante atividade no mar em Ilha Comprida

Cartórios passam a oferecer reconhecimento de paternidade online em Santos

Servidores mantêm greve e cobram reajuste maior em Praia Grande

Homem é preso em Mongaguá após roubar óculos e ferir pescoço de vítima para levar corrente