Cerca de 20 milhões de brasileiros convivem com diabetes
Karina Faleiros Publicado em 11/11/2024, às 11h25
Estabelecido e comemorado no dia 14 de novembro, o dia mundial da diabetes homenageia Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros convivem com diabetes. Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, a endocrinologista Giovana Corralo, reforça a importância da conscientização e prevenção para reduzir complicações da doença.
Precisamos tirar um conceito errado de que quem tem diabetes é aquela pessoa que gosta de comer doces. Não é isso. Nós temos um componente genético que facilita. Então se você é filho de pais que tem diabetes, ou parentes de primeiro grau com diabetes, a gente já tem um risco maior, e o nosso estilo de vida está muito relacionado ao desenvolvimento da doença.
Ela explica que a falta de atividade física, o ganho de peso, maus hábitos alimentares, levam a um surgimento maior da diabetes.
Qual seria o grau de hereditariedade que pode fazer com que a pessoa fique preocupada se terá diabetes ou não?
Principalmente com parênteses de primeiro grau, como pai, mãe, irmãos, e filhos também. E lembrar que estamos falando do diabético 2, que tem dois tipos principais de diabetes, o tipo 1 e o tipo 2, e essas características correspondem ao tipo 2.
O que significa o tipo 1? Devemos nos preocupar com ele?
O tipo 1 é aquele que costumamos ver mais nas crianças, então ele é uma doença autoimune. É como se a gente já fosse determinado geneticamente a desenvolver a diabetes tipo 1, e aí alguma condição na nossa vida faz ter uma agressão nas células do pâncreas que produzem insulina, então elas param de produzir insulina e a gente desenvolve a doença.
O Jornal da CBN Santos ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h ao 12h, em 97,3 FM e pelo YouTube, @radiocbnsantos.
Leia também
O lançamento do livro “Vivi, vendi, venci II” foi um sucesso estrondoso
Delegados da PF rebatem críticas sobre atuação na ABIN
Urupês entra para o topo da saúde pública no Brasil
Tragédia na Via Anchieta: motociclista derrapa em óleo e morre atropelado
Mais de 20 ônibus foram vandalizados na Baixada Santista na madrugada deste domingo
Após bater em grade de proteção, motociclista é arremessado e morre na rodovia Cônego D. Rangoni
Motorista fica severamente ferido após tentar desviar de cachorro e capotar o carro
Urupês entra para o topo da saúde pública no Brasil
Mais de 20 ônibus foram vandalizados na Baixada Santista na madrugada deste domingo
Delegados da PF rebatem críticas sobre atuação na ABIN