Notícias

Estado libera R$ 48 milhões para compra e custeio do novo Hospital Municipal de Guarujá

O governador Tarcísio de Freitas confirma investimento para o Hospital Municipal de Guarujá, que terá 100 leitos e 20 UTIs

Verba de R$ 48 milhões garantirá a criação do Hospital Municipal de Guarujá, transformando o antigo prédio em um novo centro de saúde - Foto: Reprodução
Verba de R$ 48 milhões garantirá a criação do Hospital Municipal de Guarujá, transformando o antigo prédio em um novo centro de saúde - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 22/06/2026, às 13h44


O sonho de um hospital público próprio finalmente vai sair do papel para mudar o cenário do atendimento médico na região. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aproveitou uma visita presencial ao município nesta sexta-feira (19) para confirmar a liberação de uma verba pesada de R$ 48 milhões. O dinheiro será carimbado direto para a criação do futuro Hospital Municipal de Guarujá, que vai funcionar na estrutura do antigo Hospital Guarujá, um prédio que a prefeitura comprou recentemente, mas que ainda precisava de ajuda financeira para ter as chaves entregues de vez.

Durante a vistoria nos corredores do prédio, o governador andou ao lado do prefeito Farid Madi, de secretários e de deputados para conhecer as salas que logo serão tomadas por médicos e pacientes. Tarcísio elogiou a estratégia da prefeitura de dar vida nova a um esqueleto que já estava de pé, chamando a iniciativa de "solução inteligente". Ele reconheceu que a saúde pública na Baixada Santista sempre opera no limite e garantiu que o Estado vai caminhar lado a lado com o município, ajudando inclusive na compra de maquinários modernos no futuro.

UTI e reforço nas internações

A chegada desse reforço financeiro é o empurrão que faltava para resolver um problema histórico na rede de saúde local. A nova estrutura foi projetada para dar muito mais independência para o município tratar seus doentes. O plano de metas para o espaço inclui:

  • Até 100 leitos de internação disponíveis para a população;
  • 20 vagas exclusivas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva);
  • Fim das filas de espera por transferências em casos mais graves.

Como os R$ 48 milhões serão divididos:

  • R$ 15 milhões imediatos: Repasse direto para a prefeitura quitar a parcela final da compra do prédio;
  • R$ 33 milhões por ano: Verba fixa do Estado destinada exclusivamente para o custeio diário, pagamento de salários e manutenção dos serviços.

Antes de abrir as portas e começar a receber as primeiras ambulâncias, o prédio antigo vai precisar passar por uma bela repaginada. Os engenheiros já avisaram que as equipes vão revisar toda a fiação elétrica, trocar as tubulações de gás oxigênio e fazer reformas estruturais nas paredes e no teto. O prefeito Farid comemorou a assinatura da parceria, lembrando que ter um hospital próprio, principalmente para atender os moradores do distrito de Vicente de Carvalho, era uma promessa antiga que agora começa a virar realidade.


últimas notícias