Guerra

Falta de água potável em Gaza beira a ‘catástrofe’, alerta chefe da Unicef

Entenda o impacto devastador do pesado bombardeio que Gaza recebeu

O alerta foi anunciado nesta segunda-feira (30) - Imagem: Redes Sociais
O alerta foi anunciado nesta segunda-feira (30) - Imagem: Redes Sociais

Karina Faleiros Publicado em 31/10/2023, às 12h58


Nesta segunda-feira (30), a chefe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta sobre o abastecimento de água em Gaza, afirmando que a situação está a beira de uma catástrofe.

Segundo a CNN, Catherine Russel, que lidera a agência que fornece ajuda humanitária a crianças, descreveu ao Conselho de Segurança da ONU o impacto devastador do pesado bombardeio de infraestruturas civis em Gaza.

“A pouca água potável que resta em Gaza está se esgotando rapidamente, deixando mais de 2 milhões de pessoas em extrema necessidade. Estimamos que 55% da infraestrutura de abastecimento de água necessita de reparo ou reabilitação”, cita Russel.

Com apenas 5% da capacidade, apenas uma estação de dessalinização está funcionando, enquanto todas as seis estações de tratamento de águas residuais de Gaza estão agora inoperantes, devido à falta de combustível ou energia.