Notícias

Fim das filas? Leilão de R$ 2,5 bi promete balsas novas e terminais modernos

Governo de SP anuncia leilão para modernizar 14 linhas de balsas, prometendo novos barcos e terminais climatizados

Renovação da frota incluirá 45 embarcações novas, reduzindo a poluição e aumentando a eficiência do transporte aquático - Foto: Reprodução
Renovação da frota incluirá 45 embarcações novas, reduzindo a poluição e aumentando a eficiência do transporte aquático - Foto: Reprodução

Gabriel Nubile Publicado em 16/10/2025, às 10h56


A promessa de balsas novos, terminais modernos com ar-condicionado e um serviço mais eficiente está mais perto de se tornar realidade para os usuários do sistema de balsas do litoral paulista. O Governo de São Paulo agendou para o dia 13 de novembro o aguardado leilão que vai transferir a gestão de 14 linhas de travessia para a iniciativa privada, incluindo as oito que operam na Baixada Santista e no Litoral Norte.

O projeto, que será no modelo de Parceria Público-Privada com duração de 20 anos, prevê um investimento pesado, de R$ 2,5 bilhões, para modernizar toda a infraestrutura. O leilão acontecerá na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, e será fiscalizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

A iniciativa busca resolver problemas crônicos do sistema, como as longas filas, as quebras constantes de embarcações e a estrutura precária dos terminais de embarque.

O que vai mudar na prática?

A mudança mais visível para o passageiro será a renovação completa da frota. O contrato prevê a compra de 45 embarcações novas, incluindo modelos mais modernos, eficientes e ecológicos, como barcos elétricos e híbridos. A expectativa é que a substituição dos barcos a diesel ajude a diminuir a poluição em pelo menos 18 mil toneladas de CO₂ por ano.

Os terminais também passarão por uma reforma completa. Eles serão padronizados, com acessibilidade para pessoas com deficiência, climatização, banheiros adaptados, áreas de alimentação e novos postos de atendimento ao público.

Uma boa notícia para o bolso dos usuários é que o valor da passagem não sofrerá reajuste com a privatização. A empresa que vencer o leilão terá que manter a tabela de preços atual. Além disso, todas as gratuidades e benefícios que já existem, como para idosos e estudantes, serão preservados.

O pacote de concessão inclui as movimentadas travessias entre Santos e Guarujá (tanto para o centro quanto para Vicente de Carvalho), Bertioga-Guarujá, São Sebastião-Ilhabela, e as quatro linhas da região de Cananéia e Ilha Comprida.