Notícias

Fim do caos na Alemoa? Novos pátios prometem aliviar trânsito no Porto

Autoridade Portuária lança projeto para organizar entrada e saída de caminhões no Porto de Santos e Guarujá

Novos pátios logísticos ocuparão 400 mil m² e prometem fluidez no maior porto da América Latina - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna
Novos pátios logísticos ocuparão 400 mil m² e prometem fluidez no maior porto da América Latina - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna

Gabriel Nubile Publicado em 28/10/2025, às 10h24


Para tentar organizar a entrada e saída dos cerca de 8 mil caminhões que circulam pelo Porto de Santos todos os dias e aliviar o trânsito no entorno, a Autoridade Portuária (APS) está lançando um projeto de peso. Foi aberta a concorrência para escolher as empresas que vão construir e administrar dois novos e gigantescos pátios de apoio logístico, um em Santos e outro em Guarujá.

Esses novos centros, que juntos vão ocupar uma área de 400 mil metros quadrados, são vistos como fundamentais para dar mais fluidez e organização ao maior complexo portuário da América Latina. O presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que a iniciativa faz parte de um grande plano de modernização, com investimentos que chegam a R$ 12,5 bilhões, visando a "retomada do Porto de Santos".

As empresas que vencerem a disputa terão a concessão das áreas por 20 anos. A responsabilidade delas será investir pesado na construção de toda a infraestrutura necessária, incluindo os pátios pavimentados, prédios de apoio, iluminação moderna em LED e a obtenção de todas as licenças ambientais.

Como serão os novos espaços?

Em Santos: O terreno fica estrategicamente localizado na Avenida Augusto Barata (a perimetral), na altura do terminal da BTP, entre os bairros Alemoa e Saboó. É uma área enorme, com 242 mil metros quadrados. O projeto prevê dividir o espaço em duas grandes frentes:

  • Um Truck Center completo, com pelo menos 460 vagas para caminhões. A ideia é oferecer serviços para os motoristas (como descanso e alimentação) e organizar o fluxo de entrada e saída dos veículos.
  • Uma área voltada para serviços de contêineres, como manutenção, certificação, aluguel, compra e venda.

Em Guarujá: A área fica em Conceiçãozinha (conhecida como Área Nº 41) e tem 163 mil metros quadrados. O projeto para a margem esquerda também é dividido:

  • Um Pátio Regulador, com 417 vagas. Essa é uma demanda antiga, já que atualmente não existe um pátio do tipo em Guarujá para organizar a espera dos caminhões.
  • Uma área para serviços de apoio logístico, que incluirá grandes armazéns cobertos para diversas finalidades.

Próximos Passos

As empresas interessadas em construir e operar esses novos condomínios logísticos têm até o dia 12 de novembro para entregar suas propostas. A abertura dos envelopes com as ofertas está marcada para o dia 4 de dezembro, em uma sessão pública. A expectativa da APS é assinar os contratos no início de 2026. A partir da assinatura, as empresas terão um prazo de três anos para concluir as obras e colocar os novos pátios em funcionamento.