Abrigo temporário foi montado na Escola Municipal, com capacidade para 250 pessoas, garantindo conforto e continuidade das atividades escolares

Redação Publicado em 31/07/2026, às 10h37
O treinamento que colocou à prova a capacidade de resposta rápida das forças de emergência reuniu mais de 250 pessoas entre militares, bombeiros, guardas municipais e agentes de saúde na manhã desta quinta-feira (30). As equipes simularam um grande deslizamento de terra com vítimas soterradas na Rua da Constituição, localizada no Morro do Itararé, em São Vicente. A ação foi organizada pelo Comando Militar do Sudeste junto com o 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel e serviu para alinhar a comunicação entre prefeitura, Exército, Marinha, Força Aérea e polícias em situações de desastre natural.
Na prática, as frentes de salvamento testaram o isolamento da área de risco, buscas por moradores sob a terra, primeiros socorros do SAMU e o transporte rápido até os hospitais. Autoridades locais enfatizaram que a integração prévia entre os órgãos é indispensável para diminuir o tempo de atendimento e salvar vidas quando tempestades reais atingirem a região dos morros vicentinos.
Atendimento humanitário e abrigo para famílias e animais da região
A segunda fase do exercício ocorreu longe da encosta e focou na assistência social das vítimas atingidas no local. A equipe pedagógica e de apoio montou um abrigo temporário na Escola Municipal Sebastião Ribeiro, no bairro Tancredo Neves. O local foi estruturado com triagem de moradores, alojamentos climatizados com colchões e cobertores, e capacidade planejada para abrigar até 250 pessoas de forma organizada sem interromper totalmente as atividades escolares do prédio.
A simulação também inovou ao incluir o acolhimento de animais de estimação por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal. Enquanto pets de pequeno porte ficaram junto com seus donos, animais maiores receberam destinação adequada em bases de apoio. Já o Fundo Social ficou encarregado da triagem de doações, refeições e kits de higiene, completando a rede de suporte comunitário prevista no plano de contingência do município.
Leia também

Com gestão arrojada e estratégica, João Araújo põe Buritirama no topo do ranking da mineração

PAT de Guarujá e Praia Grande oferecem 335 vagas

Deixemos para amanhã o que não deveríamos dizer hoje

Motorista embriagado atropela ciclista, que morre após carro pegar fogo em Praia Grande

Minha Casa Minha Vida salva balanço da Direcional Engenharia com dívida líquida de R$ 496 milhões

Três PMs irão a júri por tiros contra motoboy durante Operação Escudo em Santos

Santos entra na rota do Remo de Praia olímpico com etapa nacional na Praia do Gonzaga

Motorista embriagado atropela ciclista, que morre após carro pegar fogo em Praia Grande

Homem morre após ser agredido e bater a cabeça durante briga em Itanhaém

Doceria de Santos cresce, reforma o espaço e amplia cardápio após Neymar virar cliente frequente