Previsões indicam condições severas no litoral paulista, com ondas superiores a 3,5 metros e risco de alagamentos

Marina Milani Publicado em 28/06/2024, às 09h00
A Defesa Civil de Santos, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) sobre a previsão de ondas que podem ultrapassar 3,5 metros a partir de sábado (29) na região do litoral de São Paulo. A chegada de uma frente fria provocará ventos intensos e deixará o mar agitado, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
O boletim divulgado alerta ainda para uma possível elevação de 60 cm na maré a partir de sábado, intensificando os riscos associados às condições marítimas adversas. Na manhã de domingo (30), as previsões apontam para ondas de até 1,6 metros na baía de Santos e 1,8 metros no interior do Estuário, reforçando a necessidade de precauções adicionais.
Conforme estabelecido pelo Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, a cidade entra em estado de alerta devido à previsão de ondas superiores a 3 metros. Se confirmadas as previsões oceanográficas, há possibilidade de alagamentos e danos pontuais às estruturas urbanas costeiras de Santos, causados pela maré elevada e pela intensidade das ondas.
As previsões são baseadas em modelos numéricos, que podem sofrer alterações ao longo dos dias, mas a Defesa Civil e o NPH-Unisanta recomendam que a população fique atenta às atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.
De acordo com o Climatempo, a sexta-feira (28) terá temperaturas variando entre 18° e 27°, com névoa ao amanhecer. No sábado, a máxima será de 23°, com possibilidade de garoa pela manhã e chuva à tarde e à noite. O domingo (30) será chuvoso, com temperaturas entre 15° e 18°. As condições climáticas adversas corroboram a necessidade de precauções, especialmente nas áreas costeiras.
A Defesa Civil de Santos pede à população que evite atividades no mar e em áreas sujeitas a alagamentos durante o período de alerta. Em caso de emergência, é importante entrar em contato com as autoridades competentes e seguir as instruções para minimizar riscos e garantir a segurança de todos.
Leia também

Gabigol destaca importância da Vila Belmiro: "Ninguém pode vir aqui e achar que pode ganhar da gente"

Santos se prepara para a estreia no Paulista; confira a programação

William Souza fala sobre empate com Inter e projeta partida contra o Nacional-SP: "Como se fosse uma final para nós"

Relembre o caso: após esganar namorada, cirurgião plástico famoso é acusado de agredir e humilhar trabalhador

Um carro voador, por que não?

Governador em exercício, Felicio Ramuth, comenta sobre falta de água na Baixada Santista

Vini Jr. desabafa com técnico após ser substituído com vaias: “Todos querem driblar e eu que sou vaiado”

Kauan Basile assina contrato de formação com Santos após investida do Athletico

Susto no Centro: incêndio atinge loja das Casas Bahia em Santos neste domingo

Um carro voador, por que não?