Previsões indicam condições severas no litoral paulista, com ondas superiores a 3,5 metros e risco de alagamentos
Marina Milani Publicado em 28/06/2024, às 09h00
A Defesa Civil de Santos, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) sobre a previsão de ondas que podem ultrapassar 3,5 metros a partir de sábado (29) na região do litoral de São Paulo. A chegada de uma frente fria provocará ventos intensos e deixará o mar agitado, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
O boletim divulgado alerta ainda para uma possível elevação de 60 cm na maré a partir de sábado, intensificando os riscos associados às condições marítimas adversas. Na manhã de domingo (30), as previsões apontam para ondas de até 1,6 metros na baía de Santos e 1,8 metros no interior do Estuário, reforçando a necessidade de precauções adicionais.
Conforme estabelecido pelo Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, a cidade entra em estado de alerta devido à previsão de ondas superiores a 3 metros. Se confirmadas as previsões oceanográficas, há possibilidade de alagamentos e danos pontuais às estruturas urbanas costeiras de Santos, causados pela maré elevada e pela intensidade das ondas.
As previsões são baseadas em modelos numéricos, que podem sofrer alterações ao longo dos dias, mas a Defesa Civil e o NPH-Unisanta recomendam que a população fique atenta às atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.
De acordo com o Climatempo, a sexta-feira (28) terá temperaturas variando entre 18° e 27°, com névoa ao amanhecer. No sábado, a máxima será de 23°, com possibilidade de garoa pela manhã e chuva à tarde e à noite. O domingo (30) será chuvoso, com temperaturas entre 15° e 18°. As condições climáticas adversas corroboram a necessidade de precauções, especialmente nas áreas costeiras.
A Defesa Civil de Santos pede à população que evite atividades no mar e em áreas sujeitas a alagamentos durante o período de alerta. Em caso de emergência, é importante entrar em contato com as autoridades competentes e seguir as instruções para minimizar riscos e garantir a segurança de todos.
Leia também
Ministro Carlos Lupi está em risco após Operação Sem Desconto
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Martin Pizzarelli apresenta “Our Favorite Things” em comemoração ao Dia Internacional e Municipal do Jazz
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Fraude em licitações públicas vira alvo de operação na Baixada Santista
Após adutora da Sabesp romper, deslizamento de terra é causado na Ilha Porchat em São Vicente
Cleber Xavier é contratado como novo técnico do Santos
Ecovias prevê até 305 mil veículos rumo à Baixada Santista no feriado do Trabalhador
CBF quebra silêncio do suposto vazamento sobre camisa vermelha
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas