Notícias

GCM de São Vicente prende homem por roubo de bicicleta e captura foragido da Justiça

A primeira prisão ocorreu após tentativa de roubo de bicicleta, enquanto a segunda foi de um homem intimidando pedestres no Centro

Duas intervenções da Guarda Civil Municipal resultam em prisões de criminosos em São Vicente, reforçando a segurança na cidade - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente
Duas intervenções da Guarda Civil Municipal resultam em prisões de criminosos em São Vicente, reforçando a segurança na cidade - Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Redação Publicado em 24/07/2026, às 10h50


A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente registrou duas intervenções bem-sucedidas nos últimos dias, resultando na prisão em flagrante de um suspeito de tentativa de roubo e na captura de um criminoso procurado pela Justiça. As ocorrências foram acompanhadas pelas equipes especializadas da corporação vicentina durante ações de patrulhamento ostensivo e monitoramento preventivo nas vias públicas do município.

A primeira ocorrência foi registrada pela Ronda Ostensiva Tática Municipal (ROTAM) na manhã de quinta-feira (23), após um munícipe acionar a viatura ao flagrar um indivíduo cortando o cadeado de sua bicicleta. Ao tentar reaver o bem e seguir o infrator, a vítima foi ameaçada com uma faca pelo criminoso, que fugiu em direção ao bairro Parque Bitaru. A partir do patrulhamento nas imediações, os agentes da ROTAM localizaram o suspeito portando a faca e a ferramenta usada no corte do cadeado. O homem confessou a ação, foi reconhecido e permaneceu detido no 1º Distrito Policial pelo crime de roubo impróprio.

Ação do Canil e captura de foragido no Centro

A segunda ação foi conduzida por uma equipe do Grupamento de Operações com Cães (GOC), acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) do município para averiguar denúncias sobre um homem que estaria coagindo e intimidando pedestres no Centro de São Vicente. Ao notar a chegada da viatura com os guardas municipais, o indivíduo tentou empreender fuga a pé por várias vias da região central, mas foi alcançado e abordado pelos agentes.

Durante a checagem dos dados pessoais junto aos sistemas policiais e de inteligência, os guardas constataram a existência de um mandado de prisão preventiva pendente contra o homem pelo crime de furto. Assim como no caso anterior, o detido passou por exames médicos de praxe no Pronto-Socorro Central e foi conduzido à carceragem do 1º Distrito Policial da cidade, onde a ordem judicial de prisão foi devidamente cumprida, deixando o capturado à disposição do Poder Judiciário.