Notícias

Guarda Costeira de Praia Grande fiscaliza mais de 300 embarcações no 1º semestre de 2026

Com 9.596 orientações preventivas, a Guarda Costeira foca na segurança dos banhistas e na preservação da fauna marinha local

No primeiro semestre de 2026, a Guarda Costeira fiscalizou 337 embarcações e emitiu 10 notificações por descumprimento da legislação - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
No primeiro semestre de 2026, a Guarda Costeira fiscalizou 337 embarcações e emitiu 10 notificações por descumprimento da legislação - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Redação Publicado em 13/08/2026, às 11h38


A Guarda Costeira de Praia Grande, grupamento especializado que integra o Setor de Proteção Ambiental (Sepam) da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgou o balanço de suas atividades referentes ao primeiro semestre de 2026. Entre os meses de janeiro e junho, a corporação fiscalizou 337 embarcações ao longo da orla do município, resultando na emissão e no encaminhamento de 10 notificações à Capitania dos Portos do Estado de São Paulo devido ao descumprimento da legislação marítima.

Além das abordagens de fiscalização no tráfego aquaviário, o levantamento aponta o registro de 9.596 orientações preventivas prestadas diretamente a banhistas. As abordagens educativas focam na prevenção de acidentes nas praias, no respeito ao limite mínimo de afastamento da costa e na preservação da área exclusiva delimitada para a prática de esportes náuticos. Durante o período, as equipes da Guarda Costeira atuaram ainda em parceria com o Instituto Biopesca, contabilizando 4 resgates de animais da fauna marinha na faixa de areia e no mar.

Fiscalização rigorosa, zero acidentes e nova base operacional

A Guarda Costeira de Praia Grande opera respaldada por um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 8º Distrito Naval e da Capitania dos Portos de São Paulo, sendo o município pioneiro na Baixada Santista a formalizar esse tipo de parceria com a Autoridade Marítima. Segundo o inspetor-chefe do grupamento, Fábio Barbatano Marques, o rigor no patrulhamento garantiu que a cidade mantivesse zerado o índice de acidentes náuticos no primeiro semestre.

A fiscalização e o desembarque de embarcações esportivas e recreativas concentram-se na base do Canto do Forte, onde os agentes realizam vistorias de equipamentos de salvatagem e conferência de documentação. Para ampliar a infraestrutura da corporação, a Prefeitura está construindo uma nova base operacional para a Guarda Costeira, cujas obras estão em andamento. O novo espaço contará com área administrativa, sanitários, copa, depósito e garagem coberta para abrigar a embarcação oficial da corporação.