Notícias

Idosa cai em buraco de obra destampado no Quarentenário e família reclama de demora no atendimento em São Vicente

Situação de Dona Josefa serve como alerta para a importância de sinalização adequada em obras urbanas e cuidados com idosos

Dona Josefa Duque de Souza caiu em buraco aberto e aguarda atendimento no PS Rio Branco, gerando revolta na família - Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Dona Josefa Duque de Souza caiu em buraco aberto e aguarda atendimento no PS Rio Branco, gerando revolta na família - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Redação Publicado em 04/02/2026, às 11h02


A família de dona Josefa Duque de Souza está vivendo momentos de aflição e revolta desde que um passeio pelo bairro se transformou em um acidente grave. A idosa foi vítima de uma daquelas "armadilhas" urbanas que, infelizmente, colocam pedestres em risco todos os dias. Ela sofreu uma queda feia ao pisar em um buraco de obra que estava com a tampa aberta, no bairro Quarentenário, na Área Continental de São Vicente.

O acidente acendeu um alerta sobre a segurança das calçadas e das intervenções realizadas na região. Para uma pessoa jovem, cair em um buraco pode resultar em arranhões e hematomas, mas para alguém da terceira idade, a situação é muito mais delicada. O corpo de uma pessoa idosa é naturalmente mais frágil e uma queda dessas proporções pode trazer consequências sérias para a saúde, o que aumenta ainda mais a preocupação dos parentes.

Angústia da espera

Após o susto e o resgate, dona Josefa foi levada às pressas para o Pronto-Socorro do Rio Branco (PS Rio Branco). No entanto, o que deveria ser o início da solução virou outro problema. Segundo o relato de Júlia, filha da vítima, a mãe continua na unidade de saúde aguardando uma resposta definitiva sobre seu estado clínico.

A filha denuncia que, apesar das dores e da idade avançada da paciente, o atendimento está demorando muito mais do que o esperado. Até o momento do pedido de ajuda, a idosa ainda não tinha passado por uma avaliação médica completa para saber se houve fraturas ou lesões internas mais graves. A situação de incerteza, somada ao sofrimento da mãe em uma maca de hospital, motivou a família a tornar o caso público.

Pedido de atenção

Júlia e os demais familiares estão clamando pela atenção das autoridades, tanto da saúde quanto da infraestrutura. O apelo é duplo: primeiro, para que a equipe médica do PS Rio Branco agilize os exames e o tratamento de dona Josefa, garantindo o conforto e o cuidado que ela precisa neste momento de dor.

Em segundo lugar, o caso serve como um puxão de orelha para a fiscalização de obras na cidade. O buraco aberto no Quarentenário, sem a devida sinalização ou proteção, foi o causador de tudo isso. A família espera que o problema seja resolvido para que outras pessoas, sejam idosos ou crianças, não passem pelo mesmo sofrimento que dona Josefa está enfrentando agora, deitada em um leito de pronto-socorro à espera de ajuda.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de São Vicente informa que o local do incidente é na região próxima à Lagoa do Quarentenário, que está passando por revitalização, sob fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O respectivo local do acidente estava devidamente sinalizado com totens e cavaletes, visando garantir a segurança dos cidadãos.

Ao tomar ciência do fato, a Sedurb prontamente acionou a terceirizada para que a sinalização seja reforçada.

A paciente Josefa Duque de Souza deu entrada no Pronto-Socorro (PS) do Rio Branco, na noite, desta terça-feira (3). Ela foi avaliada pela equipe médica, realizou exames de raio-X, recebeu medicação e, após reavaliação, teve alta no mesmo dia.