Incidente na BR-116, em Miracatu, ilustra a importância das áreas de escape em trechos de descida íngreme

Gabriel Nubile Publicado em 28/10/2025, às 09h32
Um susto enorme na descida da Serra do Cafezal, na Rodovia Régis Bittencourt, terminou bem graças à agilidade do motorista e à existência de um item de segurança crucial: a área de escape. Câmeras de segurança registraram o momento em que uma carreta, que havia ficado sem freios, entrou no dispositivo e parou em segurança, evitando o que poderia ser um grave acidente.
O incidente aconteceu no final da tarde de domingo (26), por volta das 18h40, na altura do quilômetro 353 da BR-116, em Miracatu, na pista sentido Curitiba. O motorista percebeu a falha nos freios durante a descida da serra, um trecho perigoso, e direcionou rapidamente o veículo pesado para a área de escape.
Segundo a Arteris, concessionária que administra a rodovia, a carreta entrou cerca de 50 metros na caixa de segurança antes de parar completamente. O mais importante é que ninguém se feriu. O motorista saiu ileso da cabine após o grande susto.
Como funciona a 'salvação' na serra?
As áreas de escape são como "caixas de areia gigantes" construídas ao lado das rodovias, especialmente em trechos de descida íngreme como serras. A ideia é a mesma usada em pistas de corrida: oferecer uma rota de fuga segura para veículos que perdem os freios ou têm alguma outra pane mecânica.
Essa "caixa" é feita de concreto e preenchida com um material especial, geralmente argila expandida (pequenas bolinhas de argila), que tem cerca de 1 metro de profundidade. Quando um caminhão ou carro entra ali, esse material "afunda" o veículo, absorvendo a energia e diminuindo a velocidade rapidamente, até a parada total, sem causar grandes danos ao veículo ou aos ocupantes. A área de escape da Serra do Cafezal, inaugurada em 2018, tem 130 metros de comprimento.
Vidas salvas na BR-116
A eficácia desse dispositivo é comprovada pelos números. Só em 2025, essa mesma área de escape já foi usada nove vezes, salvando 11 vidas. Desde que foi construída, em 2018, foram 116 utilizações que evitaram acidentes e preservaram 185 vidas. A principal causa relatada pelos motoristas que precisam usar a área é justamente a falha nos freios.
Após o incidente de domingo, a carreta foi removida do local por volta das 23h30, e a área de escape passou por manutenção, voltando a ficar pronta para uso por volta das 3h da madrugada, garantindo a segurança para outros motoristas que possam precisar dela.
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