Infraestrutura e logística

Imigrantes terá terceira pista dedicada a veículos pesados em 2031

Projeto prevê mais fluidez no transporte de cargas e promete mais segurança e agilidade para o tráfego de caminhões, ônibus e carretas

Com 21 km de extensão, nova via vai ligar o Rodoanel à Cônego Domênico Rangoni e terá o maior túnel rodoviário do Brasil - Imagem: Reprodução | Artesp
Com 21 km de extensão, nova via vai ligar o Rodoanel à Cônego Domênico Rangoni e terá o maior túnel rodoviário do Brasil - Imagem: Reprodução | Artesp

Lívia Gennari Publicado em 12/04/2025, às 13h02


O Governo de São Paulo anunciou a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), com entrega prevista para o início de 2031. A nova via, voltada especialmente para o tráfego de veículos pesados, busca aliviar o sobrecarregado Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), especialmente nos dias de maior fluxo e também pretende impulsionar a logística entre o Planalto e o Porto de Santos, o maior do país.​

A novidade será viabilizada pela concessionária Ecovias, que administra o sistema. Com investimento estimado entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões, o projeto chama atenção pelo tamanho da obra: são 21,5 quilômetros de extensão no total, sendo que 17 km serão de túneis e 4 km de viadutos. Um desses túneis, inclusive, terá 6 km de extensão — será o maior do Brasil.

A nova pista terá início no km 43 da Imigrantes, com ligação ao Rodoanel Mário Covas, e vai até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Esse caminho vai facilitar (e muito) o acesso dos caminhões às duas margens do Porto de Santos, principal ponto de escoamento de cargas do país.

O foco do projeto é garantir segurança e eficiência no transporte de cargas. A nova via terá duas faixas de rolamento e um acostamento que poderá ser transformado em terceira faixa, dependendo da necessidade. A inclinação média será de 4% — ideal para caminhões — e as curvas serão mais suaves, o que garante mais segurança para quem está na condução do veículo. Também estão previstos túneis de emergência paralelos aos principais, seguindo as normas de segurança mais atuais.

Com a nova pista, a expectativa é aumentar em 25% a capacidade total do Sistema Anchieta-Imigrantes e em 145% a descida de veículos comerciais em direção ao litoral.

Atualmente, a Ecovias está finalizando o projeto funcional da obra. Em seguida, serão desenvolvidos os projetos básico e executivo, que vão detalhar tudo o que será feito, além do cronograma e orçamento definitivo. Paralelamente, também avança o processo de licenciamento ambiental, que deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026.

A nova pista da Imigrantes representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte do estado de São Paulo, e promete desafogar o atual sistema, que já opera no limite há muito tempo em muitas épocas do ano.