Escolas

Instalação de câmeras de monitoramento atinge 90% em escolas municipais de Santos

O programa "Santos Mais" intensifica o projeto com 1500 câmeras de monitoramento

Instalação de câmeras de monitoramento atinge 90% em escolas municipais de Santos - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Santos
Instalação de câmeras de monitoramento atinge 90% em escolas municipais de Santos - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Santos

Maria Clara Campanini Publicado em 30/10/2024, às 12h19


A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, tem intensificado esforços para aprimorar a segurança nas escolas municipais por meio da instalação de câmeras de vigilância. Este movimento faz parte do programa "Santos Mais", que prevê a aquisição de 1.500 novos dispositivos de monitoramento, com o objetivo declarado de cobrir 100% das instituições de ensino até o final de 2024.

Nos últimos cinco meses, a prefeitura instalou 277 câmeras em 30 escolas municipais, elevando o número de unidades escolares monitoradas para 77, das 87 existentes. Esta ação representa um incremento significativo em relação ao mês de maio deste ano, quando apenas cerca de 60% das escolas eram cobertas por 410 câmeras. A meta é que todas as escolas sejam incluídas no programa até o término deste ano.

O projeto é conduzido pela empresa Net Telecom, vencedora do processo licitatório, e o investimento totaliza R$ 35,9 milhões, recurso obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O plano inclui a instalação de 1.392 câmeras fixas e 108 câmeras Pan-Tilt-Zoom (PTZ), que possuem capacidades avançadas de movimentação e aproximação de imagens. Estima-se que todos os dispositivos estejam operacionais até junho de 2025.

Atualmente, Santos possui um sistema ativo com 2.111 câmeras. A previsão é que este número ultrapasse as 3.200 unidades até 2025. As imagens capturadas são armazenadas por um período aproximado de 30 dias e podem ser acessadas para auxiliar em investigações conduzidas pela Guarda Municipal, bem como atendimentos às solicitações das Polícias Civil e Federal e do Poder Judiciário.