Além das novas balsas, será implementado um serviço aprimorado de gestão de filas
Alanis Ribeiro Publicado em 03/12/2024, às 11h26
A travessia entre Santos e Guarujá recebeu um importante reforço nesta segunda-feira (2), com a integração da embarcação FB-11, completamente reformada. Este projeto recebeu um investimento significativo de R$10,8 milhões, visando aprimorar a frota para atender à crescente demanda durante o verão.
A modernização da FB-11 faz parte de uma estratégia mais ampla, conduzida pela atual administração, que já entregou dez embarcações reformadas aos usuários do sistema em todo o estado. No total, foram destinados R$73,4 milhões exclusivamente para essas reformas.
A cerimônia de entrega foi conduzida pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende. Acompanhando-a estavam o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, e o diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr. Na ocasião, foram detalhados os planos operacionais para a temporada de verão 2024-2025, que visam reforçar os serviços prestados aos usuários nas travessias litorâneas durante este período de alta demanda.
Conforme destacou a secretária Resende, a revitalização da FB-11 é parte de um extenso esforço para modernizar as operações na região. "Esta balsa é a quinta de seis que serão reformadas e entregues até o final de dezembro para a rota Santos/Guarujá", afirmou ela para o g1. "Investimos R$ 44 milhões na Baixada Santista como parte dos R$ 200 milhões aplicados em melhorias nos últimos dois anos em todo o sistema."
O planejamento inclui ainda a adição da balsa FB-10 à frota na segunda quinzena de dezembro, elevando para nove o número total de embarcações em operação. Embora a capacidade máxima operacional seja de oito balsas simultâneas devido ao sistema de atracação conhecido como gavetas, uma embarcação extra estará disponível como reserva durante o verão.
Denis Amorim ressaltou que as reformas integram o Programa de Modernização da Frota das Travessias. As melhorias na FB-11 envolveram desde recuperação estrutural e atualização dos equipamentos de segurança até revisões nos sistemas de navegação e comunicação. Novas rampas quebra-mar foram instaladas, além da substituição completa dos sistemas elétrico e eletrônico.
A operação especial para o verão 2024-2025 terá início em 15 de dezembro e se estenderá até 10 de março. Essa ação visa reduzir os tempos de espera devido ao aumento no fluxo de veículos e coincidirá com o Carnaval no início de março. Além das novas balsas, será implementado um serviço aprimorado de gestão de filas com investimento estatal de R$ 6,9 milhões, promovendo organização e respeito à ordem durante períodos críticos.
Durante o período operacional anterior, que se estendeu por 63 dias entre dezembro e fevereiro passados, foram transportados aproximadamente 2,9 milhões de veículos e 1,2 milhão de pedestres.
O sistema abrangente inclui ainda outras rotas pelo litoral paulista, como São Sebastião/Ilhabela no Litoral Norte; Santos/Vicente de Carvalho e Bertioga/Guarujá no Litoral Centro; além das travessias no Litoral Sul, como Cananeia/Ilha Comprida e Iguape/Jureia.
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