Coletivo Jovem Mantas 2026 reúne participantes de 18 a 29 anos em dez dias de atividades sobre conservação marinha, biodiversidade e sustentabilidade em Santos e região

Redação Publicado em 13/07/2026, às 13h19
A Baixada Santista sediará o Coletivo Jovem Mantas 2026, uma imersão socioambiental promovida pelo Projeto Mantas do Brasil e Petrobras, que reunirá jovens de diversas regiões do país para aprender sobre a preservação dos oceanos entre 13 e 22 de julho.
Os participantes, com idades entre 18 e 29 anos, terão acesso a atividades práticas e teóricas, incluindo visitas a áreas de manguezal e centros de educação ambiental, visando formar agentes multiplicadores da cultura oceânica e promover a conservação ambiental.
Todos os custos do encontro, como transporte e alimentação, serão cobertos pelo projeto, que também prioriza a diversidade e inclusão no processo seletivo, oferecendo certificados aos que completarem a carga horária mínima das atividades.
A Baixada Santista será palco de uma experiência de aprendizado e transformação voltada à preservação dos oceanos. Entre os dias 13 e 22 de julho, Santos recebe o Coletivo Jovem Mantas 2026, iniciativa do Projeto Mantas do Brasil, realizada em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que reúne jovens representantes das cinco regiões do país em uma imersão socioambiental.
Durante dez dias, os participantes terão contato direto com ambientes naturais, projetos de conservação, pesquisadores e comunidades tradicionais da região. A programação foi estruturada para ampliar o conhecimento sobre biodiversidade marinha, restauração de ecossistemas, educação ambiental, patrimônio histórico, governança ambiental e desenvolvimento sustentável.
A iniciativa tem como objetivo formar jovens agentes multiplicadores da cultura oceânica, preparando novos protagonistas para atuar na defesa dos ambientes costeiros e na construção de soluções para desafios ambientais.
A agenda inclui visitas técnicas, oficinas, atividades de campo e encontros com instituições que atuam na preservação ambiental. Entre os locais previstos estão áreas de manguezal da Baixada Santista, unidades de conservação, centros de educação ambiental, comunidades tradicionais e espaços ligados à pesquisa científica.
“Os jovens irão adquirir conhecimento técnico-científico sobre as espécies e o ecossistema marinho. Também participarão de dinâmicas sobre a pesquisa científica e educação ambiental. As ações preparam para o mundo profissional”, explica Letícia Schabiuk, coordenadora executiva do Projeto Mantas do Brasil.
Para garantir a participação dos selecionados, todos os custos relacionados ao encontro presencial, como transporte, hospedagem, alimentação e seguro viagem, são custeados integralmente pelo projeto. A organização destaca, no entanto, que a iniciativa possui caráter voluntário e não oferece remuneração ou bolsa aos participantes.
Além da formação teórica e prática, os jovens também serão envolvidos em ações de impacto socioambiental, como mutirões de limpeza de praias e rios, atividades de educação ambiental em escolas e universidades e produção de conteúdos de divulgação científica.
A proposta é estimular a participação cidadã e fortalecer uma rede de jovens comprometidos com a conservação dos oceanos, conectando diferentes realidades e experiências de territórios costeiros de todo o Brasil.
Diversidade e protagonismo juvenil
O processo seletivo do Coletivo Jovem Mantas adotou critérios de diversidade e inclusão, priorizando participantes residentes em territórios com vulnerabilidade socioambiental, além de buscar equilíbrio regional e de gênero.
Ao todo, foram disponibilizadas cinco vagas para jovens de diferentes regiões do país e outras cinco destinadas a moradores da Baixada Santista. Os participantes têm entre 18 e 29 anos e recebem certificado de participação com carga horária de 72 horas para aqueles que concluírem pelo menos 75% dos encontros virtuais.
A programação presencial inclui atividades em Santos, Cubatão, Bertioga, Guarujá e Peruíbe, com experiências que aproximam os jovens da realidade ambiental da região.
Entre os destaques estão visitas ao Museu do Porto de Santos, passeio de barco para reconhecimento do Porto, vivência em canoa havaiana, atividades no manguezal de Cubatão, visita à Vila dos Pescadores, ações na Ilha Diana, passagem pelo Instituto GREMAR, visita ao Parque Estadual Xixová-Japuí e atividades no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.
Fundado em Santos há 15 anos, o Projeto Mantas do Brasil é uma referência nacional na pesquisa e conservação das raias-mantas. A iniciativa é realizada pelo Instituto Laje Viva, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O projeto desenvolve ações de pesquisa científica, monitoramento da espécie e educação ambiental, buscando ampliar o conhecimento sobre a vida marinha e incentivar a participação da sociedade na preservação dos oceanos.
Leia também

Praia Grande revisa plano de contingência e orienta população sobre ventos intensos no fim de semana

Celular ajuda a identificar suspeito em assassinato no litoral de SP

Governo de SP adota protocolo de segurança e alertas nas travessias de balsas devido aos ventos fortes

Fiscalização no Porto de Santos apreende lote ilegal de peças de armamento de uso restrito

Santos prevê forte chuva, mar agitado e maré elevada nesta semana

Drones armados: novas ameaças no combate ao crime

Desempenho escolar na rede estadual de Santos, São Vicente e Guarujá cresce no Ideb

Homem é procurado por tentar matar ex-companheira que tinha medida protetiva em Registro

TJ-SP condena influenciador a indenizar em R$ 100 mil por incentivo a encontros automotivos em Peruíbe

Sesc Santos recebe shows de Dexter, Tasha e Tracie e Tribo de Jah em programação de agosto