Notícias

Menina diagnosticada com meningite bacteriana tipo C morre em Praia Grande

Prefeitura realiza limpeza na Escola Cidade da Criança e orienta sobre a vacinação e cuidados para evitar a propagação da doença

A meningite bacteriana tipo C é transmitida por secreções respiratórias; conheça os sintomas e a importância da vacinação para a prevenção - Imagem: Reprodução
A meningite bacteriana tipo C é transmitida por secreções respiratórias; conheça os sintomas e a importância da vacinação para a prevenção - Imagem: Reprodução

Gabriella Souza Publicado em 27/10/2025, às 10h51


A Prefeitura de Praia Grande confirmou a morte de menina de 11 anos após ser diagnosticada com meningite bacteriana tipo C neste domingo (26). Milena do Nascimento Alvarenga era estudante da rede municipal de ensino, a Escola Cidade da Criança, onde foi realizada uma vistoria e higienização durante a fase de investigação da doença.

A criança estava internada sob os cuidados do Hospital Irmã Dulce. Além disso, a Prefeitura divulgou que ela estava sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica nesse tempo. A Vigilância também foi visitar a unidade de ensino para a limpeza e para orientar pais, alunos e funcionários sobre a importância da vacinação e prevenção da doença, como o não compartilhamento dos objetos.

As secretarias de Saúde Pública e Educação estão prestando assistência para os familiares e os colegas de colégio, para ensinar a sinalização de qualquer sintoma.

O que é a meningite?

Uma bactéria que se aloja na garganta ou nariz e é transmitida através de contato direto, por meio de secreções respiratórias de indivíduos infectados, tanto assintomáticos quanto doentes. A transmissão ocorre principalmente por gotículas e contato pessoa a pessoa. Assim, os principais sintomas da meningite C incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

A prevenção é por meio da vacinação meningocócica C, disponível pelo SUS. Além disso, medidas de como higiene pessoal, evitar aglomerações em ambientes fechados e manter lugares ventilados podem ser essenciais para a proteção da bactéria.