Tentativa de ultrapassagem em local indevido leva a colisão fatal entre motoneta e carro, resultando na morte imediata do piloto

Redação Publicado em 27/01/2026, às 11h00
Uma manobra arriscada no trânsito da orla terminou da pior forma possível na noite da última segunda-feira (26). O que deveria ser apenas um deslocamento rotineiro pela Avenida Presidente Castelo Branco, uma das vias mais movimentadas de Praia Grande, virou cenário de uma tragédia devido à imprudência. Um homem que pilotava uma motoneta (aquelas motos menores, de baixa cilindrada) perdeu a vida após tentar cortar caminho de forma perigosa no bairro Guilhermina.
Segundo o levantamento feito pelas autoridades de trânsito local, a dinâmica do acidente foi provocada por uma tentativa de ultrapassagem em local indevido. Testemunhas relataram e a Secretaria de Trânsito (Setran) confirmou que o piloto seguia no sentido do bairro Ocian. Em determinado momento, com pressa, ele decidiu invadir a pista contrária para ultrapassar outros veículos que estavam à sua frente.
O impacto fatal
Foi nessa hora que tudo deu errado. Ao entrar na contramão, ele não conseguiu completar a manobra a tempo e acabou raspando na lateral de um carro que vinha corretamente no sentido oposto. O choque lateral foi suficiente para desequilibrar o condutor da motoneta.
Com o impacto da batida, ele perdeu totalmente o controle da direção e foi arremessado do veículo. Infelizmente, a queda foi brutal: o homem foi jogado em direção à calçada e bateu a cabeça com muita força contra a guia (o meio-fio). A gravidade desse segundo impacto foi determinante para o desfecho fatal.
Socorro e trânsito bloqueado
Quem estava por perto acionou rapidamente o socorro médico. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir até o local para tentar salvar a vítima. No entanto, ao examinarem o homem caído no asfalto, os socorristas perceberam que ele já não apresentava sinais vitais e apenas constataram o óbito ali mesmo, na beira da praia.
A ocorrência gerou reflexos no trânsito da região. Agentes da Setran foram deslocados para organizar o fluxo de veículos, que ficou lento devido à curiosidade dos motoristas e à necessidade de bloquear a área. O trecho onde o corpo estava precisou ser isolado com fitas para preservar a cena do acidente. As equipes de trânsito mantiveram o local fechado até a chegada da perícia técnica e do carro de transporte de cadáveres, que fez a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML).
Leia também

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Cetesb classifica 19 praias da Baixada Santista como impróprias; Santos e Praia Grande lideram lista negativa

Guarujá anuncia programação oficial do carnaval com mais de 20 blocos e bandas espalhados pela cidade

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Como o STF chegou ao estágio institucional que ocupa hoje

Guarujá projeta receber 800 mil turistas durante o feriado de Carnaval

Homem é preso após agredir companheira e causar traumatismo craniano em São Vicente

Santos reforça combate ao assédio com campanha “Não é Não” no Carnaval

Concais prevê 15 mil embarques e 3 mil turistas estrangeiros no feriado de Carnaval