Notícias

Mutirão para reconhecimento de paternidade é promovido pela Defensoria Pública em Santos

A ação de reconhecimento ocorre em todo o estado de São Paulo

Para participar, é necessário realizar um agendamento no site da Defensoria Pública de SP - Imagem: Freepik
Para participar, é necessário realizar um agendamento no site da Defensoria Pública de SP - Imagem: Freepik

Karina Faleiros Publicado em 16/08/2024, às 11h12


O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas relata que no Brasil, há mais de 11 milhões de mães que criam seus filhos sozinhas.

A campanha Meu Pai Tem Nome, realizada pela Defensoria Pública de Santos, no litoral de São Paulo, ocorrerá no próximo sábado (17).

O mutirão, que tem como intuito o reconhecimento da paternidade, oferecerá atendimento jurídico, exames de DNA e reuniões de conciliação. A ação ocorre em todo o estado de São Paulo, e é realizada em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, com o objetivo de ampliar o alcance e promover o acesso à justiça.

Aos interessados que desejam fazer o reconhecimento voluntário de paternidade, deve existir um consenso entre os pais, seja por vínculo sanguíneo ou afetivo (paternidade socioafetiva), e também em casos de pais que queiram realizar investigações sobre o vínculo sanguíneo com crianças ou adolescentes por meio de testes de DNA, e maiores de 18 anos que buscam ser reconhecidos como filhos(as)

Segundo o g1, a coleta do material genético do exame de DNA nas audiências será realizda por meio de parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP (Imesc) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Confira como participar

Para participar, é necessário realizar uma gendamento no site da Defensoria Pública de SP ou pelo telefone 0800 773 4340. A instituição realiza atendimentos não agendados, portanto, a participação estará sujeita à disponibilidade de vagas no momento.

A Defensoria Pública de Santos fica na Rua João Pessoa, 241, no Centro.