CET-Santos

Novo canal de WhatsApp da CET promete agilizar alertas e emergências

A CET-Santos apresenta um novo canal de atendimento via WhatsApp, visando desburocratizar a comunicação entre cidadãos e a gestão de tráfego

O serviço, disponível 24 horas, utiliza IA para otimizar o atendimento e resolver problemas de trânsito de forma mais ágil e eficiente - Imagem: Divulgação
O serviço, disponível 24 horas, utiliza IA para otimizar o atendimento e resolver problemas de trânsito de forma mais ágil e eficiente - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 25/05/2026, às 16h16


A modernização tecnológica chegou à gestão de tráfego de Santos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lança, a partir das 9h desta terça-feira (26), um novo canal oficial de atendimento via WhatsApp. A iniciativa visa facilitar e desburocratizar a comunicação direta entre os motoristas, pedestres e a empresa de economia mista que gerencia o trânsito municipal.

O serviço estará disponível pelo número (13) 99698-9966 e contará com um sistema integrado de Inteligência Artificial (IA). O robô virtual foi programado para triar as demandas, agilizar o fornecimento de informações públicas, guiar os usuários por menus interativos e otimizar a resolução de problemas cotidianos nas vias.

Para utilizar a ferramenta, o cidadão precisa apenas salvar o número na agenda de contatos do celular e enviar uma mensagem inicial. O sistema abrirá um menu intuitivo com opções que vão desde a consulta de serviços até o alerta sobre problemas na malha viária. Caso a automação não consiga resolver a demanda, o usuário será transferido para uma mesa de atendimento humano.

Fase de testes e transição do SAC tradicional

O canal do WhatsApp funcionará 24 horas por dia, mas a operação com atendentes reais passará por uma fase de transição nas duas primeiras semanas. Nesse período de testes, o redirecionamento para operadores humanos acontecerá exclusivamente das 9h às 17h. Fora desse horário, a IA resolverá dúvidas automáticas e indicará os telefones fixos tradicionais para casos de urgência.

A equipe de Tecnologia da Informação da CET-Santos usará a quinzena inicial para monitorar a estabilidade do sistema, corrigir possíveis gargalos e calibrar as respostas da IA. A meta estratégica da companhia é que o aplicativo se torne a principal porta de entrada de demandas, substituindo gradativamente o atual Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) telefônico, que será desativado assim que a população se habituar ao formato digital.

O diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, apontou o impacto prático do lançamento:

“O WhatsApp é hoje uma ferramenta presente no cotidiano da grande maioria da população conectada à internet. Trata-se de um canal moderno e acessível, que proporcionará mais agilidade no atendimento e facilitará o contato dos cidadãos com a CET”, destacou o executivo.