Proposta esta sendo estudada para tornar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Alanis Ribeiro Publicado em 20/08/2024, às 11h43
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados estão considerando uma proposta para tornar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) mais rigoroso, especialmente para motoristas envolvidos em acidentes que tenham consumido álcool ou substâncias psicoativas.
O senador Fabiano Contarato apresentou o Projeto de Lei 1229/24, que exige que todos os motoristas envolvidos em acidentes de trânsito realizem testes para detectar a presença de substâncias no organismo.
A medida tem como objetivo reforçar as regras já existentes, sendo assim, se for comprovado o uso de alguma substância, o condutor será acusado de homicídio inafiançável, sem possibilidade de indulto ou anistia.
O projeto também propõe uma alteração no artigo 301 do CTB, que prevê a prisão em flagrante do motorista cujo teste para substâncias psicoativas dê positivo, mesmo que ele tenha prestado socorro à vítima.
A proposta ganha sustentação pelo fato do aumento dos acidentes fatais, muitos dos quais envolvem motoristas sob a influência de substâncias psicoativas.
Outro projeto de lei em tramitação busca reforçar as punições para crimes de trânsito, incluindo o homicídio doloso na direção de veículos automotores na lista de crimes de trânsito, com penas de seis a 20 anos. Também propõe o aumento das penalidades para omissão de socorro, com detenção de seis meses a um ano e multa.
Leia também
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Recém nascido morre após ser encontrado no vaso sanitário em UPA de Praia Grande
Tio da viúva de Peretto diz que sobrinha pediu para esconder amante
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel