Metanol

Número de mortes por intoxicação por metanol em SP aumenta para nove

Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, de 27 anos, é identificada como a nona vítima fatal de intoxicação por metanol no estado

Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, de 27 anos, é identificada como a nona vítima fatal de intoxicação por metanol no estado - Imagem: Reprodução /  Sandro Araújo / Agência Saúde DF
Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, de 27 anos, é identificada como a nona vítima fatal de intoxicação por metanol no estado - Imagem: Reprodução / Sandro Araújo / Agência Saúde DF

Gabriela Thier Publicado em 25/10/2025, às 17h59


Em um trágico desdobramento, Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, uma mulher de 27 anos residente em Osasco, foi identificada como a nona vítima fatal de intoxicação por metanol no estado de São Paulo. Jhenifer era casada com Cleiton da Silva Conrado, que também perdeu a vida após o consumo de uma bebida alcoólica adulterada.

O casal participou de um churrasco com o primo de Jhenifer, Daniel Antonio Francisco Ferreira, e posteriormente adquiriram um gim em uma adega local. Infelizmente, a bebida consumida resultou na hospitalização e posterior morte dos três amigos.

De acordo com as informações mais recentes divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde, o número total de mortes confirmadas devido à ingestão de álcool contaminado com metanol aumentou de sete para nove. O comunicado foi emitido nesta sexta-feira, (24).

A morte de Jhenifer ocorreu após ela ser encontrada inconsciente em sua residência. Apesar de ter sido levada ao hospital, não sobreviveu às complicações decorrentes da intoxicação. Vale ressaltar que sua morte ainda não havia sido oficialmente investigada pelas autoridades competentes até o momento do relatório.

As novas mortes confirmadas incluem Rafael Anjos Martins, também de 27 anos, que passou 52 dias em coma após consumir gin adulterado na Cidade Dutra, Zona Sul da capital paulista, vindo a falecer no dia 23 de setembro. Jhenifer é uma das mais recentes vítimas desse surto.

Além deles, outras vítimas fatais são:

  • Ricardo Lopes Mira, 54 anos, morador da cidade de São Paulo;
  • Marcos Antônio Jorge Júnior, 46 anos, morador da cidade de São Paulo;
  • Marcelo Lombardi, 45 anos, morador da cidade de São Paulo;
  • Bruna Araújo, 30 anos, residente em São Bernardo do Campo;
  • Daniel Antonio Francisco Ferreira, 23 anos, morador de Osasco;
  • Leonardo Anderson, 37 anos, residente em Jundiaí;
  • Cleiton da Silva Conrado, 25 anos, morador de Osasco;
  • Rafael Anjos Martins, 27 anos, morador da cidade de São Paulo.

Conforme o boletim da Secretaria Estadual da Saúde, há atualmente 44 casos confirmados e 14 estão sob investigação. Um óbito registrado em Piracicaba também está sendo analisado. No total, 434 suspeitas foram descartadas até o momento.