Banheira encontrada na Praia do Gonzaguinha surpreendeu moradores e levantou alerta sobre descarte irregular de resíduos no litoral

Redação Publicado em 22/05/2026, às 15h55
Uma banheira foi encontrada na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, gerando curiosidade entre os moradores e repercussão nas redes sociais, após ser avistada em diferentes pontos da faixa de areia.
A Prefeitura de São Vicente atribuiu o incidente ao descarte irregular, com a banheira sendo levada pela maré até a praia, o que destaca os problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos em áreas costeiras.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos retiraram o objeto e a administração municipal intensificou a fiscalização e aumentou as multas para combater o descarte irregular, além de incentivar a população a denunciar crimes ambientais.
Uma cena incomum chamou a atenção de moradores que caminhavam pela orla de São Vicente, no litoral paulista. Uma banheira foi encontrada na faixa de areia da Praia do Gonzaguinha, próximo ao Píer do Pelé, despertando curiosidade entre quem passava pelo local e gerando repercussão nas redes sociais.
O caso foi percebido na noite de quinta-feira (21), quando moradores que realizavam atividades na região avistaram o objeto em meio à areia. A presença do item fora de contexto causou estranheza e rapidamente virou assunto entre frequentadores da praia.
Na manhã seguinte, sexta-feira (22), a banheira foi novamente vista em outro ponto da faixa de areia e, horas depois, imagens registraram o objeto já próximo à calçada da orla. O deslocamento do item ao longo do período aumentou a curiosidade sobre como ele teria chegado ao local.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, a situação foi resultado de descarte irregular, com o objeto sendo levado pela dinâmica da maré até a praia. Após a identificação do caso, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) foram acionadas e realizaram a retirada da banheira.
A administração municipal informou ainda que vem intensificando medidas de fiscalização e combate ao descarte inadequado de resíduos. Recentemente, a cidade ampliou o valor das penalidades aplicadas para esse tipo de infração, elevando significativamente as multas previstas em lei.
Além das medidas punitivas, o município também possui mecanismos para incentivar a participação da população na identificação de irregularidades, estimulando denúncias relacionadas a crimes ambientais e descarte inadequado.
O episódio voltou a chamar atenção para os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de objetos e resíduos, especialmente em áreas costeiras, onde materiais podem ser carregados pela maré e atingir praias e ecossistemas locais.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência