INFRAESTRUTURA

Obra em Santos gera nova cratera após chuvas intensas

Cratera causou interrupção no fornecimento de energia e congestionamentos, afetando a mobilidade da população local

Relatos indicam que as chuvas deixaram a cidade em estado crítico, com congestionamentos que duraram mais de quatro horas - Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal/DL
Relatos indicam que as chuvas deixaram a cidade em estado crítico, com congestionamentos que duraram mais de quatro horas - Imagem: Reprodução/ Arquivo Pessoal/DL

Alanis Ribeiro Publicado em 19/02/2025, às 11h54


Uma nova cratera se formou na Rua Galeão Carvalhal, no bairro Gonzaga, em Santos, após as intensas chuvas que atingiram a Baixada Santista na noite de terça-feira (18). O buraco, localizado em frente a uma obra residencial, tem causado preocupação entre moradores e motoristas que transitam pela área.  

Em janeiro de 2024, no mesmo local, a mesma obra já havia causado a formação de um buraco com quase três metros de profundidade, o que quase resultou na queda de um veículo e exigiu reparos na calçada próxima.  

A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) confirmou que um novo deslizamento ocorreu na região e informou que a empresa responsável pela obra já foi notificada para tomar as devidas providências.  

Os impactos dessa situação são significativos. A cratera resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica e na obstrução das vias, gerando transtornos consideráveis para a população local. Além dos moradores, motoristas também enfrentam dificuldades para se locomover na região.

Em nota, a Construtora Patriani relatou sobre o ocorrido.

Pelo segundo ano consecutivo, a obra da CONSTRUTORA PATRIANI, localizada na Rua Carlos Affonseca, esquina com a Rua Dr. Galeão Carvalhal, recebeu os impactos das fortes chuvas que acometeram a cidade de Santos na noite de terça-feira (18/02/25).

Assim como toda a vizinhança, moradores, comércios e serviços, a obra foi vítima de mais uma forte inundação que tomou as ruas de maneira veloz, deixando mais uma vez exposta uma possível insuficiência na rede pública de drenagem de água e esgoto, que não suportou o forte volume de água, causando prejuízos para a construtora, tais como o afundamento do solo de parte da calçada, a queda do tapume e de um poste em frente a obra. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Destacamos que a obra da CONSTRUTORA PATRIANI não contribuiu para o problema, estando com a estrutura do prédio intacta, alinhada e dentro da normalidade.

Assim como todos os vizinhos acometidos pelos prejuízos dos alagamentos, já estamos fazendo a limpeza da obra e os serviços necessários, de maneira segura, para a plena recuperação do local e a continuidade dos trabalhos. Além disso, estamos colaborando com as equipes técnicas da Prefeitura de Santos e aguardando que o problema seja resolvido.

As fortes chuvas deixaram marcas na cidade, com relatos de congestionamentos que duraram mais de quatro horas em diversos pontos devido aos alagamentos.