Obras de saneamento

Obras da Sabesp alteram trânsito em seis cidades da Baixada Santista nesta semana

Intervenções começaram em 10 de agosto e provocam bloqueios totais ou parciais em Santos, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe; serviços seguem até domingo (16)

Intervenções da Sabesp provocam bloqueios totais e parciais em vias de seis municípios da Baixada Santista durante esta semana - Imagem: Prefeitura de Praia Grande
Intervenções da Sabesp provocam bloqueios totais e parciais em vias de seis municípios da Baixada Santista durante esta semana - Imagem: Prefeitura de Praia Grande

Redação Publicado em 11/08/2026, às 17h48


Moradores de seis municípios da Baixada Santista enfrentam alterações no trânsito devido a obras da Sabesp, que começaram em 10 de agosto e incluem interdições totais e parciais em diversas ruas e avenidas, com previsão de bloqueios até 16 de agosto.

As intervenções visam melhorar os sistemas de abastecimento de água e de esgoto, com a Sabesp planejando investir R$ 8,1 bilhões na região entre 2026 e 2029 para expandir a oferta de água tratada e reforçar a infraestrutura diante do crescimento urbano e mudanças climáticas.

Os pontos de interdição foram escolhidos para minimizar os impactos no tráfego, e as obras afetam localidades como Santos, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe, com detalhes específicos sobre os locais e períodos de bloqueio.

Moradores de seis municípios da Baixada Santista enfrentam alterações no trânsito nesta semana devido a obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As intervenções começaram na segunda-feira (10) e atingem trechos de ruas e avenidas de Santos, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe, com bloqueios que variam entre interdições totais e parciais.

Segundo a Sabesp, os serviços fazem parte de intervenções destinadas à melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. A previsão é que os bloqueios ocorram em diferentes períodos, conforme o cronograma de cada local, com interdições previstas até 16 de agosto.

A companhia informou que os pontos foram definidos de forma planejada para reduzir os impactos sobre a circulação de veículos durante a execução dos trabalhos.

A Sabesp prevê investimentos de R$ 8,1 bilhões na Baixada Santista entre 2026 e 2029. De acordo com a empresa, os recursos devem ser destinados à ampliação da oferta de água tratada, expansão da coleta e do tratamento de esgoto e reforço da capacidade dos sistemas diante do crescimento urbano e dos efeitos das mudanças climáticas.

Santos

Em Santos, a Avenida Mário Covas Júnior, na altura do número 100-146, tem interdição total a partir de 10 de agosto. Entre 10 e 14 de agosto, também estão previstas interdições parciais nos seguintes pontos:

Avenida Antônio Prado, 184, no Paquetá;
Avenida Antônio Prado, entre os números 214 e 277, no estacionamento do Ecoporto, no Centro;
Avenida Martins Fontes, 593, no Saboó;
Rua Xavier da Silveira, 32, no Paquetá.

Praia Grande

Praia Grande concentra uma das maiores quantidades de pontos afetados pelas obras. No dia 10 de agosto, houve interdição total na Avenida José Leandro de Carvalho, no cruzamento com a Rua Lorenzo Fernandes, no Parque das Américas.

Entre 10 e 14 de agosto, permanecem previstas interdições totais na Avenida Ministro Marcos Freire, entre os números 1.200 e 1.240, na Guilhermina, e na Rua Equador, no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua das Antilhas, também na Guilhermina.

Outros sete pontos terão bloqueios totais entre 10 e 15 de agosto, incluindo trechos das avenidas Gabriel Soares de Souza, Frei Vicente do Salvador, Raul Pompeia, Júlio Prestes de Albuquerque, São Jorge e Acarau Mirim, além da Rua Afonso D'Escragnolle Taunay.

Os endereços estão distribuídos pelos bairros Ribeirópolis, Nova Mirim e São José do Rio Preto.

Também há interdições parciais previstas entre 10 e 14 de agosto na Rua Luzia Borba, Rua Edila Amazonina Rodrigues Santos, Rua Roberto Shoji, Rua José Eduardo dos Santos, Rua Alberto Santos Dumont, Rua das Antilhas, Rua Santa Josefina Bakhita e Rua Deolinda Pilon Romano. Os pontos abrangem bairros como São Jorge, Vila Sonia, Boqueirão, Aviação, Guilhermina e Maracanã.

Cubatão

Em Cubatão, três pontos terão interdição parcial entre 10 e 16 de agosto:

Avenida Principal, 4.759, na Vila Esperança;
Rua Vereador Raul José Santana Leite, 319, no Vale Verde;
Rua Hidelbrando Benedito da Silva, 497, também no Vale Verde.

Guarujá

No Guarujá, os bloqueios estão concentrados na Vila Santa Rosa. Entre 10 e 15 de agosto, haverá interdição parcial na Avenida dos Caiçaras, nos números 34 e em trecho próximo ao cruzamento com a Rua Gino Fabis, além da Avenida Antônio Correia, nos números 595 e 173. No mesmo período, a Avenida Manoel da Cruz Michael, na altura do número 490, terá interdição total.

Itanhaém

Em Itanhaém, três vias terão bloqueios totais entre 10 e 14 de agosto. São elas:

Avenida São Paulo, entre os números 2.428 e 2.506, no bairro Tropical;
Avenida Armênia, entre os números 497 e 419, no Balneário Tupy;
Rua Álvaro Cura, entre os números 115 e 77, em Sabaúna.

Peruíbe

Em Peruíbe, sete pontos terão interdições parciais entre 10 e 15 de agosto. Os bloqueios atingem trechos da Avenida Luciano de Bona, nos números 6.597, 5.985, 1.515 e 873; a Rua Tenente José Ignácio Monte Oliva, no Jardim Peruíbe; a Avenida Gerson de Souza Reis, 388, no Jardim dos Prados; e a Avenida Darcy Fonseca, 412. Também entre 10 e 15 de agosto, a Rua Bauru, na altura do número 1.527, no Jardim Caraminguava, terá interdição total.