Acidente

Ônibus intermunicipal sai da pista e avança 10 metros em mata na Rodovia Domenico Rangoni

Apesar do impacto, apenas um ferido leve foi registrado

O acidente ocorreu durante uma curva acentuada em meio a forte chuva, mas todos os passageiros foram resgatados com segurança - Imagem: Divulgação / Portal CCM – ARTESP
O acidente ocorreu durante uma curva acentuada em meio a forte chuva, mas todos os passageiros foram resgatados com segurança - Imagem: Divulgação / Portal CCM – ARTESP

Redação Publicado em 19/05/2026, às 16h26


O susto tomou conta dos passageiros de um ônibus intermunicipal na noite desta segunda-feira (18), na Baixada Santista. Um coletivo da linha 949, que faz o itinerário entre Guarujá e o bairro Caruara, em Santos, perdeu o controle da direção, saiu da pista e foi parar no meio de uma área de mata às margens da Rodovia Cônego Domenico Rangoni.

De acordo com o relatório do Centro de Controle Multimodal (CCM) da Artesp, o acidente aconteceu no momento em que o veículo trafegava pela faixa única da rodovia. Ao fazer uma curva acentuada, o motorista não conseguiu manter a estabilidade do veículo, fazendo com que o ônibus cruzasse o acostamento e avançasse cerca de 10 metros para dentro da vegetação rasteira.

Pista molhada e resgate

As informações oficiais apontam que chovia forte no trecho da rodovia no momento em que o condutor perdeu o controle. Apesar do forte impacto e do cenário impressionante do veículo preso no matagal, apenas uma pessoa sofreu ferimentos considerados leves, sendo imediatamente atendida pelas equipes de socorro da concessionária Novo Litoral.

O ônibus transportava quatro passageiros na hora do incidente. Todos eles foram desembarcados em segurança e transferidos para outro coletivo enviado emergencialmente pela empresa para dar continuidade ao trajeto até o destino final.

Retirada e versões divergentes

Ainda durante a noite de segunda-feira, equipes de apoio da concessionária utilizaram um guincho pesado para içar e remover o ônibus de dentro da área de vegetação. Após ser inspecionado na pista, o veículo seguiu viagem. Segundo o registro da ocorrência, o motorista preferiu não registrar um boletim de ocorrência formalizado junto à Polícia Rodoviária, sendo apenas orientado sobre os trâmites legais do caso.

O caso gerou um conflito de versões nos bastidores. Enquanto os relatórios dos órgãos de trânsito confirmam a saída de pista em plena curva devido ao tempo chuvoso, a concessionária BR Mobilidade emitiu uma nota oficial minimizando a gravidade da situação. A empresa alegou que o coletivo apenas "ficou imobilizado no acostamento durante uma manobra de conversão". O grupo finalizou o comunicado lamentando o ocorrido e garantindo que já iniciou um procedimento interno para apurar as reais causas do fato.