Ação integra uma força-tarefa estadual criada em resposta aos casos recentes de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica usada ilegalmente na adulteração de bebidas

Redação Publicado em 11/10/2025, às 17h39
Para reforçar a segurança dos consumidores e coibir a venda de bebidas alcoólicas adulteradas, o Procon-SP e o Procon-Santos realizaram, na noite de sexta-feira (10), a operação “De Olho no Copo”, que percorreu sete bares nos bairros Gonzaga, Marapé, Aparecida e Boqueirão.
A ação integra uma força-tarefa estadual criada em resposta aos casos recentes de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica usada ilegalmente na adulteração de bebidas. Não há registros de casos confirmados em Santos.
Segundo o diretor do Procon-Santos, Sidney Vida, o foco principal é orientar e conscientizar consumidores e comerciantes sobre boas práticas de consumo e venda responsável.
“É uma ação conjunta que mostra a união entre o Estado e os municípios. Nosso papel é orientar, fiscalizar e informar. O consumidor deve redobrar a atenção — conferir rótulos, lacres, procedência e exigir a nota fiscal. Em caso de dúvida, o ideal é não consumir e comunicar imediatamente o Procon”, explicou.
Sidney destacou ainda que, mesmo sem casos registrados na cidade, a Prefeitura de Santos ampliou as ações preventivas.
“Triplicamos as fiscalizações, com foco em bares, restaurantes, distribuidoras e adegas. É uma operação educativa e preventiva, que busca reforçar a confiança no comércio regular da cidade”, completou.
Representando o Procon-SP, o coordenador regional Fabiano Mariano ressaltou que a operação ocorre simultaneamente em diversas cidades do estado.
“O Procon-SP integra o gabinete de crise do Governo do Estado e convidou os órgãos municipais a atuar em conjunto. Nosso trabalho é orientar os fornecedores e conscientizar os consumidores sobre cuidados básicos, como observar o rótulo, o lacre e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. É uma ação de prevenção e proteção à vida”, afirmou.
Recomendações ao consumidor
O Procon-Santos reforça as principais medidas para evitar riscos:
Denúncias podem ser registradas presencialmente no Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 244 e 266, Centro), de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Também é possível notificar irregularidades pelo site procon.santos.sp.gov.br e pelos canais digitais da Prefeitura de Santos e do Procon-SP.
Leia também

Idoso morre atropelado atravessando avenida em Praia Grande

Relatório de Derrite eleva padrão legislativo e cria estrutura inédita contra o crime

Cidade da Baixada Santista ocupada 3ºlugar no ranking com mais pessoas em situação de rua; saiba qual é

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Clima ficará maluco em agosto, atingindo SP e Litoral

Relatório de Derrite eleva padrão legislativo e cria estrutura inédita contra o crime

Arboleda sofre lesão muscular e vira mais um dos desfalques do São Paulo para clássico contra o Corinthians

Brasil encerra treinos em Londres e define provável escalação para enfrentar Senegal

Vitinho e André retornam e fortalecem Corinthians para o Majestoso

Palmeiras tenta acordo no STJD para evitar suspensão de Vitor Roque por post homofóbico