Notícias

"Operação Metanol" apreende bebidas e fecha estabelecimento em São Vicente

O fechamento de um comércio ocorreu devido à falta de autorização para venda de bebidas fracionadas e ausência de alvará.

Equipes do Procon, GCM e Vigilância Sanitária realizam fiscalização em três estabelecimentos, com um sendo fechado por irregularidades. - Foto: Pablo Jacob
Equipes do Procon, GCM e Vigilância Sanitária realizam fiscalização em três estabelecimentos, com um sendo fechado por irregularidades. - Foto: Pablo Jacob

Redação Publicado em 13/10/2025, às 08h57


Em São Vicente foram realizadas vistorias chamada de "Operação Metanol" para fiscalização de bebidas adulteradas. A Força-Tarefa teve três comércios como alvos e resultou no fechamento de um deles.

As vistorias foram realizadas por equipes do Procon-SV, da Secretaria de Defesa e Organização Social (SEDOS), da Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (SECINP) e também com o apoio da Polícia Militar.

No primeiro estabelecimento não foi identificado vestígios de adulteração ou irregularidade nas bebidas, porém, o alvará estava vencido e os encarregados foram notificados.

Na segunda vistoria toda a documentação e produtos estava dentro dos conformes.

Já o terceiro comércio, não possuia autorização de venda de bebidas fracionadas e fora de embalagem, além de não ter alvará de funcionamento. Assim, o local foi fechado pela SECINP e os produtos abertos foram apreendidos pela Secretaria de Defesa e Organização Social para descarte. Essa ação foi realizada e explicada por Marcelo Sakamoto, Coordenador do Procon de São Vicente.

Sakamoto reforçou que nenhum dos locais fiscalizados foram encontrados qualquer tipo de irregularidade e alertou os comerciantes para as notas fiscais e documentação. "É importante lembrar que o comerciante precisa se certificar do lote que está adquirindo com a nota fiscal, de adquirir de fornecedores idôneos e da correta destinação ao vasilhame vazio, para evitar que ele seja reaproveitado por essas pessoas que estão fazendo a adulteração das bebidas”.