Notícias

Pinguim e ave marinha são resgatados em duas cidades do litoral de SP e passam por reabilitação

Ambos receberam o tratamento adequado e progrediram em suas condições clínicas

Os resgates aconteceram no início do mês de outubro - Imagem: Divulgação/ Instituto Biopesca/ Costa Norte
Os resgates aconteceram no início do mês de outubro - Imagem: Divulgação/ Instituto Biopesca/ Costa Norte

Karina Faleiros Publicado em 17/10/2024, às 13h04


O Instituto Biopesca resgatou duas aves neste mês de outubro, no litoral de São Paulo. Um dos resgatados foi um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), resgatado em Peruíbe, no dia 5 de outubro.

O outro, é uma ave costeira conhecida como trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea), localizado em Mongaguá, no dia 9 de outubro. Ambos seguiram para reabilitação.

De acordo com o Biopesca, o pinguim “adolescente” estava debilitado, com suspeita de interação com rede de pesca, uma vez que apresentava falhas nas penas. Já o trinta-réis, apresentava alterações metabólicas e, consequentemente, magreza acentuada.

Além de receber o tratamento adequado, os animais progrediram em suas condições clínicas e foram transferidos para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá, na terça-feira (15).

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para ao tendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na bacia de Santos, que é conduzido pelo Ibama.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, aves marinhas e tartarugas, vivos, mas debilitados ou mortos, entre em contato através do teleofne 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601 2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).