Incêndio aconteceu no km 301 em Praia Grande nesta quarta-feira (27)

Redação Publicado em 28/05/2026, às 09h42
O tráfego de veículos no Litoral Paulista registrou momentos de apreensão e lentidão no final da manhã desta quarta-feira (27). Um automóvel pegou fogo e mobilizou equipes de emergência na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do km 301, no trecho que corta o município de Praia Grande. O incidente aconteceu na pista sentido leste (capital/Santos) e causou o bloqueio parcial de uma das faixas de rolamento durante os procedimentos de segurança.
De acordo com as informações fornecidas pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o incêndio teve origem em uma falha mecânica acidental. O pneu traseiro do carro estourou com o veículo ainda em movimento e o atrito da roda com o asfalto desencadeou as primeiras faíscas. O fogo rapidamente atingiu o tanque de combustível e o motor, fazendo com que as chamas se alastrassem e tomassem conta de toda a carroceria em poucos minutos.
Combate às chamas e destruição total da estrutura
O Corpo de Bombeiros foi acionado com urgência para conter o incêndio. Por volta das 10h40, os militares iniciaram o combate direto ao fogo, o que exigiu a interdição imediata de uma das faixas da rodovia para garantir o isolamento da área e a segurança dos motoristas que passavam pelo local. O condutor do carro, que era o único ocupante do veículo, conseguiu encostar no acostamento e sair a tempo da cabine, saindo completamente ileso do acidente.
Apesar da agilidade dos bombeiros, o automóvel sofreu danos severos provocados pelas altas temperaturas. O fogo consumiu as portas do veículo e derreteu toda a estrutura do painel, dos bancos e dos acabamentos internos. Assim que o incêndio foi totalmente controlado, a Polícia Militar Rodoviária autorizou o guinchamento do carro queimado para a base operacional mais próxima da rodovia.
Limpeza com caminhão-pipa e liberação da pista
Com a retirada da carcaça do veículo, funcionários do setor de conservação da rodovia iniciaram o trabalho de varredura do pavimento para recolher os destroços e os restos de borracha queimada. A equipe contou com o suporte de um caminhão-pipa para lavar a pista e eliminar os resíduos de óleo e combustível, evitando o risco de derrapagens no trecho.
Segundo o balanço divulgado pela Concessionária Novo Litoral (CNL), empresa responsável pela administração e manutenção da rodovia, a via foi totalmente liberada para o tráfego por volta das 12h. Após a reabertura de todas as faixas, o fluxo de veículos pela Padre Manoel da Nóbrega voltou a operar dentro da normalidade e sem registro de novos pontos de lentidão.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência