Infratores de 16 anos usavam bicicletas e simulacro de arma para assaltar pedestres; comparsa maior de idade conseguiu fugir

Redação Publicado em 15/07/2026, às 16h21
Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos em flagrante por policiais civis na tarde desta terça-feira (14), no bairro Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo. A dupla é acusada de ato infracional análogo ao crime de roubo majorado. Um terceiro envolvido, maior de idade, conseguiu escapar em meio à multidão e é procurado pelas autoridades.
A ação ocorreu nas imediações da Praça da Independência e foi realizada por agentes do 1º Distrito Policial (DP) de Santos, que já monitoravam os suspeitos.
Trio já era monitorado após tentar roubar policial civil
De acordo com o boletim de ocorrência, os investigadores realizavam diligências de rotina pela região comercial do Gonzaga quando avistaram o trio — dois deles de bicicleta e um a pé.
Os agentes reconheceram os indivíduos devido a uma tentativa frustrada de roubo ocorrida dias antes. Naquela ocasião, o grupo havia tentado roubar a corrente de ouro de um pedestre que, na realidade, era um policial civil do próprio 1º DP. Diante do histórico e da atitude suspeita, a equipe iniciou um acompanhamento discreto à distância.
Abordagem violenta e perseguição no Gonzaga
Pouco tempo após o início do monitoramento, os policiais presenciaram o momento em que os três suspeitos encurralaram uma pedestre na calçada. Fingindo estar armados e agindo com violência e ameaças, eles arrancaram a corrente e a pulseira de ouro da vítima.
Após o roubo, os criminosos iniciaram a fuga: os dois ciclistas pedalaram na contramão das vias e subiram nas calçadas para despistar os policiais. A equipe iniciou uma perseguição imediata a pé e com o apoio de uma viatura descaracterizada, conseguindo interceptar e apreender os dois adolescentes de 16 anos. O terceiro suspeito, que realizava a ação a pé, conseguiu fugir correndo entre os pedestres.
Simulacro apreendido e joias devolvidas
Durante a revista pessoal nos adolescentes apreendidos, os policiais civis localizaram:
Os jovens foram encaminhados ao plantão policial do 1º DP de Santos, onde a autoridade policial ratificou a apreensão em flagrante por ato infracional análogo ao roubo majorado. Os pertences recuperados foram devolvidos à vítima no distrito policial. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar, localizar e prender o terceiro integrante do grupo.
Leia também

Quem ensinou Leonardo?

Senado aprova MP do Frete sob pressão de greve e texto segue para sanção de Lula

Bove defende escolher "corrupto, mas cristão" e provoca debate sobre moral na política; parlamentar enfrenta acusação de violência doméstica

Vinícolas de seis países participam de festival inédito de vinhos no Centro de Santos

Setor de Alimentação e Bebidas puxa queda de preços e registra menor impacto na inflação de junho

Ruínas do Abarebebê recebem visitantes em quatro datas durante as férias de julho em Peruíbe

Polícia Civil recupera joias e apreende adolescentes por roubo em Santos

Bebê nasce dentro de ambulância após mãe entrar em trabalho de parto na Régis Bittencourt

Banco Vermelho é instalado em quadra de escola de samba em Santos para alertar sobre violência contra a mulher

Família denuncia ofensas racistas contra menina de 12 anos em grupo de rede social em Praia Grande