Iniciativa integra soluções de segurança, mobilidade e energia sustentável e garante manutenção autossustentável por 30 anos

Marina Milani Publicado em 17/10/2025, às 07h34
A cidade de São José do Rio Preto, localizada no interior de São Paulo, se destaca ao ser a primeira do Brasil a implementar um projeto que integra iluminação LED, vídeo-monitoramento e gestão inteligente de mobilidade, consolidando-se como um exemplo em modernização urbana e sustentabilidade. Este avanço é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) que visa transformar a cidade em uma verdadeira smart city.
O projeto se baseia em três eixos principais: a adoção de iluminação pública com tecnologia LED, um sistema avançado de vídeo-monitoramento e a gestão eficiente do tráfego urbano através da sincronização dos semáforos. A iniciativa promete não apenas modernizar a infraestrutura da cidade, mas também criar um modelo sustentável que poderá ser seguido por outras prefeituras no país.
Um dos aspectos mais significativos desta iniciativa é sua autossustentabilidade. Com as economias geradas pela eficiência energética da nova iluminação, o projeto prevê sua manutenção ao longo de 30 anos, sem onerar os cofres públicos. Esse modelo permite ainda que recursos sejam alocados para novos investimentos na cidade.
No que tange à mobilidade urbana, a implementação do controle inteligente do tráfego deve resultar em uma significativa redução nos congestionamentos, melhorando assim a fluidez e o tempo de deslocamento para os cidadãos. Além disso, o novo sistema de vigilância proporcionará um aumento na segurança pública, com câmeras integradas em tempo real às autoridades competentes.
Com a combinação dessas inovações – segurança reforçada, mobilidade aprimorada e eficiência energética – São José do Rio Preto se posiciona como uma referência em gestão pública moderna e responsável. Essa iniciativa pode servir de inspiração para outras cidades brasileiras que buscam implementar soluções tecnológicas e sustentáveis para o futuro.
"A gestão da PPP para tornar Rio Preto uma smart city representa um salto decisivo para o futuro da nossa cidade. É um exemplo concreto de administração visionária, ousada e comprometida, que mostra como a inovação e o investimento bem planejado podem transformar a vida das pessoas. Rio Preto está se posicionando como referência nacional em modernização, sustentabilidade e eficiência na gestão pública. Toda a economia com a troca da iluminação pública por LED será revertida em melhorias para a população.", finalizou o prefeito Coronel Fábio.
Leia também

Justiça decreta prisão preventiva dos suspeitos no caso Igor Peretto

Arrastão na Vila Margarida: família de motorista que levou pedrada diz que vítima está com sangramento interno

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Neblina paralisa balsa por 15h no Litoral Norte de São Paulo

Furto: Tiroteio no Morro José Menino deixa um suspeito morto

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Palmeiras abre vantagem na liderança do Brasileirão e encara reta final com tabela "tranquila"

Corinthians confirma lesão de Raniele e monitora recuperação de Vitinho antes de jogo contra o Ceará

Atleta processa o Santos em R$ 227 mil pela quebra de acordo na contratação

Acusado de tráfico em Santos tenta negociar com PM, mas justiça o livra de suborno