Notícias

Praia Grande amplia programa de serviços e inicia mutirão nos bairros dia 25

Primeira edição do ano acontece no próximo sábado (25) em escola municipal

Iniciativa traz serviços essenciais e gratuitos para a comunidade, com a primeira edição marcada para 25 de abril na Escola Municipal Professora Ivanira Tereza Pedroso - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande
Iniciativa traz serviços essenciais e gratuitos para a comunidade, com a primeira edição marcada para 25 de abril na Escola Municipal Professora Ivanira Tereza Pedroso - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Redação Publicado em 16/04/2026, às 10h04


Praia Grande se prepara para dar início a mais uma temporada do programa "Ação Cidadania", que leva serviços públicos essenciais e gratuitos diretamente para dentro dos bairros. A primeira das seis edições de 2026 acontece no próximo dia 25 de abril, na Escola Municipal Professora Ivanira Tereza Pedroso, no bairro Melvi.

Com o objetivo de superar os 25 mil atendimentos realizados no ano passado, a prefeitura ampliou o calendário e trouxe novidades para esta edição. Entre os destaques estão o suporte do Grupamento Guardiã Maria da Penha (GCM) para mulheres vítimas de violência e a oportunidade de realizar "test drives" em patinetes elétricos, parte da nova estratégia de mobilidade sustentável da cidade.

Um mutirão de serviços em um só lugar

A proposta do evento é simplificar a vida do morador, oferecendo em um único espaço atividades que vão desde cuidados com a saúde até orientações burocráticas. Segundo a organização, o projeto é fruto de um esforço conjunto entre diversas secretarias e o trabalho voluntário de entidades parceiras.

Confira algumas das atividades confirmadas:

  • Saúde: Atualização de carteiras de vacinação infantil, testes de visão e orientações preventivas.
  • Cidadania e Lazer: Cortes de cabelo, educação de trânsito para crianças, algodão doce e cama elástica.
  • Administração: Informações sobre parcelamento de IPTU e outros serviços municipais que podem ser feitos pela internet.
  • Cultura: Exposição de carros antigos para os entusiastas do automobilismo.
    Calendário de 2026

Para este ano, o programa foi expandido para seis datas, sendo que quatro escolas receberão a estrutura pela primeira vez. A prefeitura espera que o início das atividades logo no primeiro semestre ajude a aumentar o volume de pessoas beneficiadas.

Programe-se para as próximas edições:

  • 25/04: EM Profª Ivanira Teresa Pedroso (Melvi)
  • 30/05: EM Paulo Shigueo Yamauti (Anhanguera)
  • 20/06: EM Tereza Morishigue Strioli (Antártica)
  • 29/08: EM Dr. Wilson Guedes (Samambaia)
  • 24/10: EM Oscar Niemeyer (Princesa)
  • 28/11: EM Profª Maria Clotilde Comitre Rigo (Esmeralda)

O subsecretário de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, ressalta que a iniciativa aproxima a gestão municipal da comunidade: "A Prefeitura sai do Paço e vai para dentro da escola", pontua.