MODERNIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

Praia Grande passa a aceitar cartão de crédito para pagamento de impostos municipais

Nova modalidade permite parcelamento em até 12 vezes e vale para IPTU, ISS, ITBI e dívidas ativas; medida já está em vigor.

Contribuintes de Praia Grande já podem pagar tributos municipais com cartão de crédito e parcelar débitos em até 12 vezes. - Imagem: Reprodução
Contribuintes de Praia Grande já podem pagar tributos municipais com cartão de crédito e parcelar débitos em até 12 vezes. - Imagem: Reprodução

Redação Publicado em 13/05/2026, às 12h57


A Prefeitura de Praia Grande lançou a opção de pagamento de tributos municipais por cartão de crédito, visando modernizar os serviços públicos e facilitar a quitação de impostos como IPTU e ISS, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

A medida, que faz parte de um esforço de digitalização, foi implementada pela Secretaria Municipal de Finanças e busca aumentar a eficiência no atendimento ao contribuinte, oferecendo mais flexibilidade e alternativas de pagamento.

Os contribuintes podem acessar a nova funcionalidade pelos serviços digitais da Secretaria de Finanças, e a prefeitura destaca que os encargos da operação são definidos pelas instituições financeiras, sem custos adicionais para o município.

A Prefeitura de Praia Grande iniciou uma nova fase na modernização dos serviços públicos com a liberação do pagamento de tributos municipais por cartão de crédito.

A medida, implementada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), entrou em vigor na última segunda-feira (11) e já permite que contribuintes quitem impostos e débitos de forma mais prática, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, conforme as condições da operadora do cartão.

Entre os tributos contemplados estão o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), além de multas municipais — exceto as de trânsito — e débitos inscritos em dívida ativa.

Segundo a administração municipal, a iniciativa faz parte de um processo de digitalização dos serviços públicos e atende à Ordem de Serviço GP/SEFIN nº 01/2025, que estabelece diretrizes para ampliar a eficiência no atendimento ao contribuinte.

De acordo com a Secretaria de Finanças, a nova opção amplia a flexibilidade no pagamento e facilita a regularização de débitos, oferecendo mais alternativas ao cidadão.

A prefeitura destaca que eventuais juros e encargos da operação são definidos pela instituição financeira responsável pelo cartão, sem qualquer acréscimo ao município.

O secretário municipal de Finanças, Cristiano Mola, afirmou que a medida busca dar mais autonomia ao contribuinte.

“O contribuinte poderá pagar à vista para obter o desconto da cota única e também parcelar o valor em até 12 vezes no cartão, o que amplia as possibilidades de regularização”, explicou.

Para utilizar a nova funcionalidade, o cidadão deve acessar os serviços digitais da Secretaria de Finanças e selecionar a opção de pagamento com cartão disponível na emissão das guias.

Em caso de dúvidas, o atendimento é feito pelo WhatsApp da Prefeitura: (13) 3496-2000, opção 1.

A iniciativa reforça a tendência de digitalização dos serviços públicos na Baixada Santista, com foco em agilidade, praticidade e redução da burocracia.