Notícias

Praia Grande renova frota com 11 novos ônibus modernos e Wi-Fi

Novos veículos contam com tomadas USB e motorização que reduz em 80% a emissão de poluentes

Com tecnologia Euro 6, novos ônibus cortam em 80% a emissão de poluentes e oferecem conforto aos usuários - Foto: Reprodução
Com tecnologia Euro 6, novos ônibus cortam em 80% a emissão de poluentes e oferecem conforto aos usuários - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 24/03/2026, às 09h41


A mobilidade urbana de Praia Grande deu um salto de qualidade nesta quinta-feira (19). Em uma solenidade realizada no Espaço Piaçabuçu, o prefeito Alberto Mourão entregou 11 novos ônibus que já estão circulando pelas ruas da cidade. Os veículos não são apenas "bonitos por fora": eles vêm equipados com o sistema Euro 6, uma tecnologia de ponta que reduz drasticamente a poluição, cortando em 80% a emissão de óxidos de nitrogênio.

Para quem utiliza o transporte público diariamente, as melhorias são bem visíveis no interior dos coletivos. Além do já esperado ar-condicionado e da acessibilidade total, os novos ônibus oferecem Wi-Fi gratuito e uma novidade muito pedida pelos passageiros: tomadas USB para carregar o celular durante a viagem. Com esse reforço, Praia Grande consolida sua posição de destaque nacional, mantendo uma das frotas mais novas do Brasil, com média de apenas 3,6 anos de uso.

Tecnologia no pagamento 

A entrega dos veículos também serviu de palco para o lançamento do "Quanto Tempo Falta Pay". O novo aplicativo promete acabar com as dores de cabeça na hora de pagar a passagem. A ferramenta funciona como uma carteira digital, permitindo o pagamento via Pix ou QR code direto no validador do ônibus. Para quem prefere o bom e velho cartão transporte, o aplicativo também permite fazer recargas rápidas pelo próprio celular.

A expectativa da prefeitura é que toda a frota e os terminais Tude Bastos e Tatico estejam operando com essa nova tecnologia até o final de março. Segundo o secretário de Transportes, Leandro Avelino, a inovação vai agilizar o embarque e diminuir as filas, tornando o dia a dia de quem depende do ônibus muito mais prático.

Olho no futuro: VLT e expansão Durante o evento, que contou com uma homenagem ao motorista veterano Marcelo da Silva Peres, que celebra 23 anos de profissão, o prefeito Alberto Mourão aproveitou para projetar os próximos passos. A meta é entregar um total de 40 novos veículos até o final de 2026. Além disso, Mourão reforçou que segue em conversas avançadas com o Governo do Estado para tentar trazer o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até Praia Grande, o que seria uma revolução na conexão da cidade com o restante da Baixada Santista.