Notícias

Prefeito Rogério Santos anuncia afastamento do cargo para tratamento de câncer

Apesar do afastamento, o chefe do executivo assegura que as políticas públicas e serviços essenciais continuarão sem interrupções

Rogério Santos comunica afastamento temporário para tratamento de câncer cervical e garante acompanhamento remoto das ações da prefeitura - Foto: Reprodução/ Instagram
Rogério Santos comunica afastamento temporário para tratamento de câncer cervical e garante acompanhamento remoto das ações da prefeitura - Foto: Reprodução/ Instagram

Redação Publicado em 18/05/2026, às 09h46


O prefeito de Santos, Rogério Santos, utilizou seus canais oficiais nas redes sociais para comunicar a necessidade de um afastamento temporário de suas funções administrativas no poder executivo. O anúncio foi realizado por meio de uma gravação em formato de vídeo, na qual o chefe do Executivo santista informou aos munícipes que foi diagnosticado recentemente com um câncer localizado na região cervical do pescoço.

De acordo com o pronunciamento do mandatário, a doença foi identificada em uma fase inicial de desenvolvimento, o que viabiliza o começo imediato dos procedimentos médicos necessários para combater a enfermidade. Seguindo a estrita recomendação dos profissionais de saúde que acompanham o caso, o prefeito confirmou que precisará se licenciar formalmente do cargo para concentrar seus esforços no tratamento clínico e, ao mesmo tempo, resguardar um período para permanecer próximo aos seus familiares durante as etapas de recuperação.

"O trabalho na prefeitura continua. Continuará sendo feito porque temos uma equipe competente e eu, de longe, vou estar acompanhando tudo muito de perto", declarou o chefe do Executivo no vídeo publicado.

Continuidade das ações da prefeitura

Apesar da ausência física das dependências do Palácio José Bonifácio, sede oficial da administração municipal, Rogério Santos assegurou que o andamento das políticas públicas e os serviços essenciais prestados à população não sofrerão interrupções ou prejuízos operacionais. O prefeito ressaltou a capacidade técnica do atual secretariado e explicou que acompanhará o andamento dos projetos de forma remota.

O chefe do Executivo também demonstrou pragmatismo diante do cenário de saúde, demonstrando confiança no sucesso das intervenções médicas devido à descoberta precoce do tumor. A assessoria da prefeitura e o governo municipal ainda não estipularam publicamente o dia exato do início da licença médica oficial, tampouco detalharam os trâmites institucionais para a transferência temporária do comando da cidade de Santos para a vice-prefeita em exercício.