Penalidade segue nova política municipal de combate ao descarte irregular de resíduos na cidade

Redação Publicado em 07/05/2026, às 13h23
Uma empresa foi autuada e será multada em aproximadamente R$ 21,9 mil após ser flagrada realizando o descarte irregular de resíduos em São Vicente. A punição aplicada já segue as diretrizes da nova política municipal da cidade, que endureceu o combate a crimes ambientais e ao despejo de lixo em vias públicas.
A identificação do infrator foi viabilizada graças à colaboração de moradores, que enviaram um vídeo mostrando o momento exato em que um veículo despejava materiais na Rua Lourival Moreira do Amaral, localizada no bairro Parque São Vicente.
Identificação pela placa
Assim que recebeu a denúncia, a Guarda Civil Municipal (GCM), através da Inspetoria Ambiental, foi até o endereço indicado. Embora o veículo já tivesse deixado o local, os agentes utilizaram as imagens gravadas para identificar a placa e, consequentemente, localizar a empresa proprietária do automóvel.
Com a confirmação da autoria, foram lavrados dois autos de infração: um de natureza trânsito e outro ambiental. O caso agora segue para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e para a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que darão continuidade às medidas administrativas e à aplicação da multa.
Canais de denúncia
A Prefeitura de São Vicente reforça que a fiscalização depende do apoio da população. Quem presenciar o descarte irregular de lixo ou entulho pode denunciar pelos seguintes canais:
GCM: Telefone 153 (atendimento direto).
Ouvidoria Municipal: Telefone (13) 3579-1325 ou presencialmente na Rua Frei Gaspar, 384 – Centro.
Internet: Por meio do site oficial da Prefeitura.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência