Notícias

Prefeitura de Guarujá pede ajustes no traçado do túnel para proteger moradores

Encontro entre técnicos busca alinhar o projeto do túnel com as vias expressas da cidade e garantir recursos federais para as obras de acesso

Mudanças no traçado do túnel visam evitar desapropriações de casas e comércios - Imagem: Divulgação
Mudanças no traçado do túnel visam evitar desapropriações de casas e comércios - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 06/05/2026, às 09h36


O projeto da ligação seca entre as duas margens do porto ganhou um novo capítulo focado em evitar transtornos para quem mora em Guarujá. Por um pedido direto do prefeito Farid Madi, a Autoridade Portuária de Santos (APS) marcou uma reunião importante para esta quinta-feira (7), em São Paulo. O objetivo do encontro é discutir mudanças no desenho dos acessos terrestres que vão levar ao futuro túnel, especificamente na margem esquerda.

A grande preocupação da prefeitura é diminuir o impacto social da obra. Segundo o que foi divulgado pela APS, a ideia é alterar o traçado para evitar que muitas casas e comércios precisem ser desapropriados, uma queixa que os moradores levaram até o prefeito. Para que isso funcione juridicamente, a proposta é incluir um trecho da Avenida Santos-Dumont dentro da chamada "Poligonal do Porto". Isso permitiria que o Governo Federal use verbas destinadas ao Porto de Santos para melhorar as vias de acesso.

Integração com o trânsito local

Técnicos da prefeitura e da Autoridade Portuária vão sentar para desenhar um caminho que interligue a saída do túnel com as avenidas e vias expressas que já funcionam hoje. A intenção é que o fluxo de veículos saia do túnel e consiga chegar rapidamente à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (a Piaçaguera-Guarujá), sem travar o trânsito de quem circula dentro da cidade no dia a dia.

Relação entre o Porto e a Cidade

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que essa conversa é fundamental para manter uma boa relação entre a atividade portuária e os municípios vizinhos. Ele reforçou que, para investir o dinheiro nessas melhorias, é obrigatório que os trechos das ruas estejam integrados à área do Porto Organizado. Se o traçado for ajustado conforme o pedido de Guarujá, o túnel sairá do papel com uma estrutura que beneficia tanto o transporte de cargas quanto a vida de quem mora na região, respeitando o espaço dos moradores.