Criminosos tentam extorquir pagamentos a partir de golpe; orientação sobre emissão de alvarás é disponibilizada
Maria Clara Campanini Publicado em 31/10/2024, às 16h00
A Prefeitura de Santos, litoral de São Paulo, emitiu um alerta aos empresários locais sobre um golpe relacionado a alvarás de funcionamento. Criminosos têm se passado por representantes da administração municipal para informar falsamente sobre supostos problemas nos alvarás, documentos essenciais para o funcionamento regular de qualquer estabelecimento comercial. Estes golpistas contatam as vítimas alegando irregularidades e solicitam pagamentos para uma falsa regularização.
Os responsáveis por esses atos ilícitos costumam entrar em contato através de e-mails que utilizam termos como "urgente" no assunto. No corpo do texto, mencionam uma "possível irregularidade no alvará de funcionamento", supostamente decorrente de uma denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura.
Adriano Leocadio, secretário de Finanças e Gestão da cidade, esclarece que a Prefeitura não realiza comunicações oficiais via e-mail. As informações são divulgadas principalmente pelo Diário Oficial do Município. Ele reforça que os alvarás têm validade de um ano e permanecem regulares durante este período. Qualquer dúvida ou dificuldade na emissão deve ser tratada diretamente com o Departamento de Fiscalização Empresarial (Defemp), localizado na Rua Amador Bueno, 333, no Centro Histórico. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, através do telefone (13) 3213-2126.
Para aqueles que estão emitindo o alvará pela primeira vez, a orientação é procurar a Sala do Empreendedor na Rua General Câmara, 30. O atendimento segue o mesmo horário mencionado anteriormente e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3201-5283. Alternativamente, o processo pode ser iniciado online pelo site da prefeitura, na seção dedicada ao pedido de Alvará de Licença.
Leia também
As 95 teses de Martinho Lutero e a Reforma Protestante
Mais de 600 casos de roubos de veículos são registrados na Baixada Santista; confira dados
Dez jogos e 30 pontos em disputa: Veja as contas para o acesso do Santos à Série A do Brasileirão
Cubatão celebra a 'Semana da Pessoa Idosa' com uma série de atividades
'Nasci de novo' pedestre escapa de atropelamento por segundos
Com Vila Belmiro lotada, Santos vence Vila Nova e se aproxima da Série A do Brasileirão
São Vicente é a única cidade da Baixada Santistas a conceder passe livre no dia de Enem
Importância política de Paulo Alexandre como superior à de Tarcísio e Bolsonaro, ressalta IstoÉ
Hotéis na Baixada Santista devem ter 80% de reservas para o Feriado de Finados
Santos prepara evento para mês da Consciência Negra