A iminente prisão de Jair Bolsonaro provoca reações opostas entre petistas e bolsonaristas, refletindo a divisão política atual

por Leandro Mazzini
Publicado em 11/11/2025, às 22h30
Plano B(olsonaro)
A iminente prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro reforçou ainda mais a polarização política-ideológica que o Brasil vive hoje. De um lado, os petistas comemoram e citam o presídio da Papuda, em Brasília, para o cumprimento da pena. Do outro lado, os bolsonaristas fazem questão de lembrar que o presidente Lula da Silva, na época condenado, passou os dias de confinamento em uma confortável sala da Polícia Federal em Curitiba. Logo, existe a possibilidade de o mesmo acontecer com Bolsonaro, só que em uma sala da PF na Capital. Contudo, os planos do ex-presidente são outros: ele aposta tudo na tese de defesa de que passará apenas algumas semanas na cadeia e depois seguirá para uma prisão domiciliar, devido aos problemas de saúde causados pela facada que levou em 2018.
Desculpa perfeita
Durante toda a programação da COP30, realizada em Belém (PA), o Congresso está esvaziado, mas não significa que os deputados e senadores participarão do evento. O “recesso branco” será usado para a organização de campanhas, acordos políticos e chapas com foco nas eleições de 2026.
Debate de classes
O engenheiro Marcos Túlio, representante da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, saiu animado da audiência pública sobre o projeto que modifica a regulamentação das profissões de engenharia e agronomia, realizada pela CCJ da Câmara. Ele reconhece avanços na reciprocidade para entrada de profissionais estrangeiros no País, mas destaca que ainda é preciso fortalecer as entidades de classe.
Questionável
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara é presidida pela mãe do governador do Pará, Elcione Barbalho (MDB). No entanto, nenhum evento foi realizado para discutir a COP30. Na oposição, o que se comenta é que a escolha para a presidência da Comissão foi pensada para evitar as cobranças com a transparência de gastos com o evento.
Disseminação
O volume de conteúdos falsos a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) cresceu mais de 15.000% desde a pandemia na América Latina, aponta estudo da Autistas Brasil, em parceria com o Laboratório DesinfoPop da FGV. A pesquisa analisou 58,5 milhões de conteúdos publicados, e 48% deles foram produzidos em comunidades brasileiras.
Três em um
João Alfredo dos Anjos Junior, cônsul-geral do Brasil em Londres desde 2022, foi indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil no Quênia, com acumulação de funções na Somália e em Uganda. Os três países já concederam o agrément ao diplomata, que ainda passará por sabatina no Senado Federal antes da nomeação oficial.
ESPLANADEIRA
#ADIMAG& premia Melhores Cases de Marketing Agro 2025, amanhã, em SP. #Domino’s distribuirá pizza grátis para participarem do ENEM no domingo. #Smurfit Westrock é reconhecida pela Henkel por inovação e sustentabilidade. #Itaú Social leva movimento que ouviu adolescentes a evento nos EUA. #Academia de Viagens Corporativas realiza o Academia FLOW Summit hoje no Fairmont Rio. #Na Black Friday, o ideal é não comprometer as finanças, orienta Fernando Lamounier, educador financeiro e sócio da Multimarcas Consórcios.
Leia também

Neymar se disfarça para passear em Nova York com amigos

Quase dois anos longe de casa: famílias de condomínio evacuado em Praia Grande vivem incerteza sobre retorno

Motociclista morre ao bater em mureta de viaduto na manhã de domingo em Praia Grande

Réveillon no Guarujá: queima de fogos irá durar 20 minutos na orla

Copinha 2026: veja a tabela, horários e onde assistir os jogos do Santos

Nos pênaltis, Hugo Souza brilha, Corinthians elimina o Cruzeiro e vai à final da Copa do Brasil

Parque Valongo recebe trem iluminado e show do saxofonista Derico nesta segunda

Copinha 2026: veja a tabela, horários e onde assistir os jogos do Santos

Câmera flagra ladrão arrancando corrente de homem que passeava com cachorro em Guarujá

Neymar se disfarça para passear em Nova York com amigos