Notícias

Rodovia Anchieta ganha reforma no trecho de serra para aumentar segurança e fluidez

A Ecovias inicia um projeto de reforma na Serra da Anchieta, visando modernizar as curvas para veículos pesados até 2027

A expectativa é que a reforma reduza acidentes e melhore o fluxo de veículos pesados na Serra da Anchieta - Foto: Divulgção
A expectativa é que a reforma reduza acidentes e melhore o fluxo de veículos pesados na Serra da Anchieta - Foto: Divulgção

Redação Publicado em 24/02/2026, às 18h39


O trecho de serra da Anchieta, que foi desenhado e entregue ao público na década de 1940, passará por uma grande transformação visual e estrutural a partir deste ano. A ideia da concessionária Ecovias é reformar as seis curvas principais localizadas entre os quilômetros 41 e 47, tanto para quem sobe quanto para quem desce. Essas pistas foram feitas em uma época em que os caminhões eram muito menores e mais leves, bem diferentes das carretas gigantescas que circulam hoje em dia. Com a conclusão prevista para os primeiros seis meses de 2027, o projeto faz parte de um plano maior para deixar a estrada mais atualizada e segura para os motoristas que viajam entre a capital e o litoral.

Ajustes para os gigantes das estradas

A grande necessidade dessa reforma vem do aumento do transporte de cargas pesadas, especialmente os caminhões articulados que ocupam muito espaço na pista. A concessionária explicou que as curvas precisam ser "alargadas" e ter seus ângulos corrigidos para que esses veículos consigam fazer as manobras sem invadir outras faixas. Além de mexer no desenho do asfalto, a obra vai melhorar a inclinação das pistas e a visibilidade dos condutores, o que ajuda muito a evitar batidas e capotamentos em pontos onde o caminho é mais fechado. Com as normas de engenharia seguidas atualmente, a rodovia conseguirá organizar melhor o trânsito, fazendo com que as subidas e descidas da serra não fiquem tão travadas por causa de manobras lentas.

O passado e o futuro da ligação com o litoral

Vale lembrar que a Anchieta é uma senhora de respeito, com a primeira pista inaugurada em 1947 e a segunda em 1953, sendo por décadas o principal caminho para Santos. Por ser uma construção tão antiga, ela acabou ficando "apertada" para o volume de carros e caminhões de 2026. A Ecovias pretende usar essas intervenções para compatibilizar esse asfalto histórico com a tecnologia e a força dos veículos modernos. Mesmo sendo uma obra complexa por causa do terreno de serra, a expectativa é que, após a entrega, o fluxo de veículos pesados seja muito mais distribuído e os riscos de acidentes diminuam drasticamente, garantindo uma viagem mais tranquila para todo mundo que utiliza o Sistema Anchieta-Imigrantes.