Dados da Secretaria de Segurança apontam apenas 8 ocorrências na região no primeiro trimestre, contra 52 registradas no ano passado

Redação Publicado em 08/05/2026, às 09h53
A segurança nas estradas e cidades da Baixada Santista apresentou uma melhora histórica no começo deste ano. De acordo com números fresquinhos da Secretaria da Segurança Pública, os roubos de carga despencaram 84,6% no primeiro trimestre. Para se ter uma ideia da importância desse dado, entre janeiro e março de 2025 foram registradas 52 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2026 esse número caiu para apenas oito casos.
Esse resultado é o melhor para a região desde 2002, batendo um recorde que já durava mais de duas décadas. Cidades como Praia Grande foram o maior destaque positivo: a cidade, que teve 11 roubos no início do ano passado, fechou o primeiro trimestre deste ano com zero ocorrências. Já em março, o balanço foi ainda mais surpreendente, com apenas um caso em Santos e outro em Guarujá, o que representa o menor volume mensal em 26 anos.
Inteligência e tecnologia contra o crime
Especialistas do programa Procarga explicam que essa queda não aconteceu por acaso. A região, que sempre chamou a atenção de criminosos por causa da movimentação do Porto de Santos, agora é alvo de operações constantes que desarticulam gangues organizadas. Quando essas quadrilhas são golpeadas pela polícia, elas acabam perdendo força ou fugindo para outras áreas, deixando nossas estradas mais tranquilas para os caminhoneiros.
Além das prisões, o uso da tecnologia tem sido um braço direito das forças de segurança. O programa Muralha Paulista, que espalha câmeras inteligentes pelas rodovias e cidades, consegue ler placas e identificar veículos suspeitos em tempo real. Isso, somado ao trabalho do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e à melhoria na qualidade dos boletins de ocorrência, criou um cerco que dificulta muito a vida de quem tenta roubar mercadorias na região.
Tendência que se espalha pelo estado
Essa onda de boas notícias não ficou restrita apenas ao litoral. O estado de São Paulo como um todo também registrou o menor número de roubos de carga para um primeiro trimestre desde 2001. No interior paulista, a redução foi de 46,3%, provando que as estratégias de inteligência e o treinamento dos policiais civis e militares estão dando resultados práticos.
A Polícia Militar Rodoviária também tem feito um trabalho preventivo importante, conversando diretamente com motoristas e empresas de transporte para dar dicas de segurança. Com mais monitoramento e policiais bem treinados nas ruas, a expectativa é que os índices continuem caindo, garantindo que os produtos cheguem ao destino final sem sustos e que o trabalho dos transportadores seja muito mais valorizado e seguro.
Leia também

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Motociclista ferida em colisão frontal em Registro morre após três dias internada

Articulação da PEC de redução de jornada força candidatos ao Planalto a equilibrarem discursos

Cetesb renova sinalização das praias e divulga quais são impróprias na Baixada Santista

Mobilidade sustentável: ônibus elétricos entram em fase experimental em Praia Grande

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência