Com a construção de novos reservatórios e uso de drones, a Sabesp visa evitar problemas de abastecimento no feriado de Carnaval
Alanis Ribeiro Publicado em 03/03/2025, às 16h33
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou uma operação para minimizar os desafios relacionados ao abastecimento de água durante o feriado de Carnaval, período em que a população da Baixada Santista aumenta significativamente. A iniciativa tem como objetivo evitar problemas enfrentados em anos anteriores.
Entre as principais inovações, a Sabesp incorporou tecnologia avançada, utilizando bicicletas elétricas e drones para otimizar as vistorias e o atendimento nas nove cidades da região. Além disso, foram recrutados 174 agentes e técnicos extras, e disponibilizados caminhões-pipa, geradores móveis e bombas reserva para emergências.
Outro destaque é a ampliação da capacidade de armazenamento de água. A empresa passou a contar com 20,5 milhões de litros adicionais, graças à construção de quatro novos reservatórios situados em locais estratégicos: Jardim Mogiano, em Bertioga; Centro de Itanhaém; Prados, em Peruíbe; e Caruara, na área continental de Santos. Essa nova infraestrutura beneficia cerca de 190 mil moradores que antes não tinham esse suporte.
No último Carnaval, apenas o reservatório de Caruara estava em operação, atendendo aproximadamente 5 mil pessoas. Com as novas unidades, o reservatório de Bertioga passou a abastecer os bairros Boraceia e Mogiano, beneficiando mais de 30 mil habitantes desde outubro de 2024. Em Itanhaém, o novo reservatório no Centro e Jardim Cabuçu, entregue no mesmo mês, atende mais de 50 mil residentes. Já em Peruíbe, outra unidade foi inaugurada para suprir a demanda local. Por fim, o reservatório de São Vicente, inaugurado em dezembro, atende cerca de 54 mil moradores da área continental.
Olívia Mendonça, diretora regional da Sabesp na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, ressaltou a importância dessas tecnologias: “As bicicletas elétricas e os drones aprimoram nosso sistema de monitoramento e facilitam as rondas para inspeções e identificação de possíveis ocorrências. Essa agilidade permite que nossos técnicos realizem vistorias com mais eficiência e obtenham imagens em tempo real, auxiliando na alocação de profissionais para atendimento ou reparo”.
Além das melhorias estruturais, a Sabesp lançou a campanha "Seja Fiscal da Praia", incentivando os moradores a reportarem irregularidades e sugerirem melhorias na rede de saneamento por meio do aplicativo da companhia. Até o momento, 151 vistorias foram realizadas nas cidades de Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Santos.
Complementando essas ações, a empresa também promove campanhas educativas nas redes sociais, com orientações sobre economia de água e uso adequado das redes de esgoto. Para mais informações sobre serviços em andamento ou solicitações de vistoria, os cidadãos podem entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis 24 horas: telefone gratuito 0800 055 0195, WhatsApp oficial (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br).
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