Evento aberto ao público visa conscientizar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Baixada Santista

Redação Publicado em 27/05/2026, às 16h30
A mobilização social para proteger a infância e a juventude ganhará as ruas do Centro Histórico do Litoral Paulista. Em encerramento à campanha municipal Maio Laranja, que atua nacionalmente na conscientização e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a cidade de Santos promoverá, neste sábado (30), uma caminhada de conscientização totalmente aberta ao público em geral.
A concentração das equipes e dos participantes está agendada para começar a partir das 9h, na Estação Valongo, localizada no Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº — bem em frente ao Museu Pelé. O ato público convoca toda a comunidade do município, incluindo adolescentes de bairros vizinhos e entidades de formação social, a somarem forças no protesto pacífico.
Sensibilização dos jovens e distribuição de materiais
Antes de darem os primeiros passos no trajeto, os representantes da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil (Ceviss) subirão ao palco montado no local para realizar falas de acolhimento e sensibilização. O foco das conversas será dialogar diretamente com o público jovem presente na praça, destacando a relevância da difusão da informação sobre os direitos humanos, os mecanismos de prevenção a abusos dentro de casa e na internet, além de reforçar quais são os canais oficiais e seguros para denúncias anônimas (como o Disque 100).
Para tornar o evento de trânsito ainda mais informativo e dinâmico, as equipes da prefeitura e assistentes sociais vão distribuir panfletos explicativos, bottons da campanha institucional do laço laranja e até histórias em quadrinhos com linguagem adaptada e didática sobre a temática de autoproteção para as crianças.
Logo na sequência, o grupo de caminhada seguirá em marcha pelas principais vias da região histórica do Valongo. O objetivo principal da ofensiva comunitária é acender um alerta na população e no comércio local sobre o papel de cada cidadão na denúncia de situações suspeitas, fortalecendo a rede pública de assistência e proteção infantojuvenil em toda a Baixada Santista.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência