Santos ganha semáforos mais modernos na orla da cidade

Estima-se que 24 pontos foram melhorados; o investimento foi de R$ 2 milhões

Semáforos modernos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Semáforos modernos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

Marina Milani Publicado em 28/04/2024, às 11h00


A prefeitura de Santos iniciou um amplo projeto de renovação dos semáforos ao longo da orla da cidade, visando proporcionar um funcionamento mais eficiente e reduzir a ocorrência de problemas como semáforos piscantes. Ao todo, serão renovados 24 pontos semaforizados, desde a Rua Monteiro Lobato, no bairro José Menino, até a Rua Inglaterra, na Ponta da Praia.

O processo de modernização envolve a troca de colunas, braços projetados, fiação elétrica e os grupos focais dos semáforos. Atualmente, a equipe responsável pela execução dos serviços está trabalhando na substituição dos conjuntos semafóricos na Rua Cyra e na Alameda Rivaldo Justo.

De acordo com a previsão da CET, a conclusão da substituição dos semáforos está prevista para os próximos dois meses. Além dos cruzamentos ao longo da orla, o projeto inclui outros três em áreas internas de bairros próximos à praia.

O investimento total na modernização será de R$ 2 milhões, sendo custeado por um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com a Petrobras, após análise e aprovação da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv).

Eduardo Di Gregório, diretor de Operações da CET-Santos, destaca os ganhos proporcionados pela renovação dos semáforos. Ele ressalta que as novas estruturas são mais resistentes a condições climáticas adversas, como tempestades e ventos fortes, garantindo maior estabilidade aos equipamentos.

Além disso, os novos grupos focais são feitos de policarbonato, material mais leve e resistente em comparação aos antigos de alumínio, que se deterioravam rapidamente devido à maresia e eram alvo de furtos.

A troca da fiação elétrica também trará benefícios ao sistema viário, reduzindo o número de semáforos piscantes, que muitas vezes ocorriam devido à ruptura dos cabos.

A contratação dos serviços foi realizada pela Prefeitura por meio de licitação, com acompanhamento da CET-Santos. A empresa municipal também será responsável por instalar topônimos nas estruturas dos semáforos, facilitando a identificação da localização para os motoristas.