A cidade de Santos será a primeira do país com a tecnologia

Manoela Cardozo Publicado em 04/04/2024, às 09h45
Santos está prestes a se tornar pioneira no Brasil ao ter acesso a imagens de satélite em alta resolução, acompanhadas de análises realizadas por Inteligência Artificial.
De acordo com informações da Prefeitura, essa tecnologia será essencial para lidar com desafios climáticos, como chuvas intensas e o risco de deslizamentos de encostas.
O convênio firmado entre a Prefeitura de Santos e a empresa Quasar Space, sem custos para o município, garantirá esse acesso.
A assinatura do acordo ocorreu durante a reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente de Santos (Condema), com a presença da representante da empresa, Thais Franco, e do secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
Através dessa parceria, serão disponibilizados mapas e análises com 16 parâmetros distintos, utilizados para prever riscos de deslizamentos de encostas. Esses parâmetros incluem características do solo, densidade populacional e nível de umidade do terreno.
As imagens serão atualizadas a cada 30 minutos, com uma resolução de 10 metros, capturadas por uma rede de satélites orbitando o planeta.
Isso permitirá a criação de um ranking das áreas mais vulneráveis, facilitando o planejamento de ações de prevenção e resposta a emergências.
Leia também

Semifinais do Mundial de Clubes de Vôlei: veja os confrontos, datas e horários

Família de Chorão perde direitos da marca "Charlie Brown Jr"

A arte de comunicar: razão e sentimentos em jogo

Operação em Cubatão leva à prisão de quatro suspeitos envolvidos em roubos de caminhões e veículos de carga

Advogado Emerson Tauyl relata traumas em crianças de creche em Santos; entidade nega indícios de maus-tratos

Advogado Emerson Tauyl relata traumas em crianças de creche em Santos; entidade nega indícios de maus-tratos

Glauber Braga escapa de cassação com suspensão

Ilumina Santos: show de Alceu Valença é adiado por questões de saúde

A arte de comunicar: razão e sentimentos em jogo

Justiça barra votação de lei que muda regras de terrenos e afeta o CT Rei Pelé