Notícias

São Vicente abre licitação para repaginar a Linha Amarela e mudar cara do trânsito

Obra do programa 'São Vicente no Eixo' terá três fases, unindo do Itararé à Ponte dos Barreiros com novas calçadas, árvores e travessias elevadas

Intervenções na via vão mexer nos acessos à Rodovia dos Imigrantes para criar eixo moderno de mobilidade - Imagem: Divulgação
Intervenções na via vão mexer nos acessos à Rodovia dos Imigrantes para criar eixo moderno de mobilidade - Imagem: Divulgação

Redação Publicado em 01/06/2026, às 13h52


A principal artéria que conecta as áreas Insular e Continental de São Vicente está prestes a passar por uma transformação histórica. A Linha Amarela será completamente reurbanizada por meio do programa municipal São Vicente no Eixo, um pacote de investimentos da prefeitura focado em modernizar, reorganizar e embelezar as avenidas que ditam o ritmo do trânsito na cidade.

O processo já deu os primeiros passos burocráticos com a abertura da licitação, publicada na última semana, para escolher a empreiteira que assumirá os trabalhos de campo. O projeto arquitetônico e de engenharia prevê uma série de melhorias estruturais ao longo do corredor viário, como:

  • Acessibilidade total: Padronização e nivelamento das calçadas nos dois lados da via;
  • Comércio e serviços: Ampliação das vagas de estacionamento para veículos;
  • Segurança viária: Implantação de travessias elevadas para pedestres (faixas lombadas);
  • Conforto térmico: Novo projeto de paisagismo e arborização em toda a extensão.

“A Linha Amarela vai deixar de ser apenas uma ligação entre regiões para se tornar um eixo moderno de mobilidade e desenvolvimento para São Vicente. O São Vicente no Eixo representa uma nova etapa de transformação urbana da nossa cidade”, destacou o prefeito Kayo Amado.

A primeira etapa das intervenções contempla a recuperação do trecho entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega, no Itararé, e Antônio Emmerich, no Centro, com foco na revitalização do miolo comercial e no fluxo de praia. Na sequência, a segunda fase prevê melhorias no asfalto e na infraestrutura no trajeto que vai da Avenida Antônio Emmerich até a Ponte dos Barreiros, na Esplanada dos Barreiros, garantindo a conexão direta rumo à Área Continental. Por fim, o terceiro e último estágio consistirá na remodelação dos acessos finais, trazendo melhorias viárias para a Avenida Martins Fontes e otimizando as alças de ligação com a Rodovia dos Imigrantes.

Mais avenidas no pacote do 'São Vicente no Eixo'

A Linha Amarela não é a única contemplada no plano de metas da Secretaria de Obras. A administração municipal confirmou que o programa de reurbanização viária também vai invadir outros pontos cruciais do município nas próximas semanas.

Estão na lista de intervenções de paisagismo, asfalto e acessibilidade a Avenida Capitão-Mor Aguiar, a Avenida Capitão Luiz Pimenta e todo o canteiro central da praia do Itararé. Os editais complementares dessas vias devem seguir o mesmo cronograma técnico de modernização urbana.