Prefeitura anunciou pagamento de 20% do valor das multas para denunciantes; penalidades podem chegar a R$ 430 mil em casos graves

Redação Publicado em 09/05/2026, às 13h16
A Prefeitura de São Vicente implementou uma nova política para combater o descarte irregular de lixo, oferecendo recompensas de 20% do valor da multa a moradores que denunciarem infrações. A medida visa intensificar a fiscalização e endurecer as penalidades para infratores, com multas que podem chegar a R$ 430 mil.
As multas variam de R$ 5 mil para pessoas físicas até valores mais altos para empresas e infrações severas. A participação da população é considerada crucial para identificar e combater os pontos de descarte clandestino na cidade.
Os moradores podem registrar denúncias por meio da Ouvidoria Municipal ou do aplicativo e-Ouve, devendo fornecer informações detalhadas sobre as infrações. O pagamento da recompensa será feito após a confirmação da infração e o pagamento da multa pelo infrator, conforme a nova Lei Complementar 1.164/2024.
A Prefeitura de São Vicente anunciou uma nova medida para ampliar o combate ao descarte irregular de lixo no município. A partir de agora, moradores que denunciarem infrações ambientais poderão receber uma recompensa equivalente a 20% do valor da multa paga pelo infrator.
A iniciativa foi divulgada nesta sexta-feira (9) pelo prefeito Kayo Amado (Pode), que também informou o endurecimento das penalidades para quem for flagrado descartando resíduos de forma irregular em vias públicas, terrenos e áreas ambientais da cidade.
Segundo a administração municipal, as multas variam conforme a gravidade da infração. Para pessoas físicas, os valores começam em R$ 5 mil. Já em casos envolvendo empresas ou danos ambientais considerados mais severos, as penalidades podem chegar a R$ 430 mil.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito afirmou que a fiscalização será intensificada e destacou que a participação da população será fundamental para combater os pontos de descarte clandestino espalhados pela cidade.
De acordo com a prefeitura, moradores que presenciarem situações irregulares poderão registrar denúncias por meio da Ouvidoria Municipal, do aplicativo e-Ouve ou presencialmente no atendimento localizado no Centro de São Vicente.
Para auxiliar na identificação dos responsáveis, o município orienta que os denunciantes apresentem fotos, vídeos, local exato da ocorrência, data, horário e outras informações que possam contribuir com a fiscalização.
O pagamento da recompensa, no entanto, só será realizado após a comprovação da infração e o efetivo pagamento da multa pelo responsável.
A prefeitura informou ainda que, para receber o cashback, o denunciante deverá fornecer dados pessoais como nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a proposta busca ampliar o alcance das ações de fiscalização e incentivar a participação popular na preservação urbana e ambiental.
A medida foi incorporada à Lei Complementar 1.164/2024, que também prevê aumento nos valores das multas aplicadas em casos de descarte irregular de resíduos.
Além dos autores diretos do descarte, proprietários de veículos utilizados nas infrações também poderão ser responsabilizados pela administração municipal.
Leia também

Mulher é resgatada após acionar botão do pânico durante sequestro em Cubatão

Empresas brasileiras migrando para o Paraguai

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

A fascinante e bem remunerada atividade de palestrante

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Falta de programa de candidatos é substituída por troca de acusações

Em clima de Copa, Museu Pelé vira base institucional da CBF no Centro Histórico de Santos

Carreta bate contra mureta e interdita alça de acesso da Anchieta em Cubatão

Tentativa de roubo a casal termina com criminoso contido por PM de folga

Santos retoma projeto que transforma trecho da orla em espaço para esporte e convivência