Glaucus Farinello, secretário de Desenvolvimento Urbano de Santo (SP), destaca ocupação para renovação
Marina Roveda Publicado em 16/09/2023, às 14h59
O secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, enfatiza a importância de investimentos e projetos que saem do papel, bem como da ocupação do Centro de Santos por moradores, trabalhadores e turistas para revitalizar a área e melhorar a segurança. Ele destaca que o Centro Histórico e outras regiões necessitam de ocupação para atrair comércios, turismo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento.
Glaucus também aborda questões sensíveis, como as comunidades em áreas ocupadas, mencionando a Vila Gilda, que possui o maior aglomerado de palafitas da América Latina. Ele reconhece a necessidade de atender às famílias cadastradas para programas de habitação, mas também enfatiza a importância de resolver o problema da falta de espaço com criatividade, como o projeto Parque Palafita, que busca proporcionar moradias dignas e organizadas.
Quanto à verticalização, Glaucus observa que, em uma cidade com escassez de terrenos e terrenos caros como Santos, prédios altos são inevitáveis e não devem ser encarados como um problema. Ele argumenta que a verticalização traz vitalidade à cidade, movimenta a economia regional e ajuda a controlar os preços do metro quadrado, uma vez que a demanda é atendida com maior eficiência.
"Não vejo, hoje, a verticalização é uma vilã. Acho, inclusive, que ela traz vitalidade pra cidade", disse.
"Não acho que tem solução [prédios com mais de 30 ou 40 andares]. É uma cidade que é uma ilha, com escassez de terreno, com terreno muito caro. O adensamento passa a ser uma solução. Se você tem na Ponta da Praia restaurantes, barzinhos, farmácias, padarias e mercados, tudo perto da sua casa, é porque tem gente, e tudo se dá pelo adensamento", concluiu.
Leia também
O lançamento do livro “Vivi, vendi, venci II” foi um sucesso estrondoso
Delegados da PF rebatem críticas sobre atuação na ABIN
Urupês entra para o topo da saúde pública no Brasil
Tragédia na Via Anchieta: motociclista derrapa em óleo e morre atropelado
Mais de 20 ônibus foram vandalizados na Baixada Santista na madrugada deste domingo
Após bater em grade de proteção, motociclista é arremessado e morre na rodovia Cônego D. Rangoni
Motorista fica severamente ferido após tentar desviar de cachorro e capotar o carro
Urupês entra para o topo da saúde pública no Brasil
Mais de 20 ônibus foram vandalizados na Baixada Santista na madrugada deste domingo
Delegados da PF rebatem críticas sobre atuação na ABIN