Verticalização

Secretário de Santos afirma que verticalização traz vitalidade à cidade

Glaucus Farinello, secretário de Desenvolvimento Urbano de Santo (SP), destaca ocupação para renovação

Verticalização em Santos. - Imagem: Reprodução | UOL
Verticalização em Santos. - Imagem: Reprodução | UOL

Marina Roveda Publicado em 16/09/2023, às 14h59


O secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, enfatiza a importância de investimentos e projetos que saem do papel, bem como da ocupação do Centro de Santos por moradores, trabalhadores e turistas para revitalizar a área e melhorar a segurança. Ele destaca que o Centro Histórico e outras regiões necessitam de ocupação para atrair comércios, turismo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento.

Glaucus também aborda questões sensíveis, como as comunidades em áreas ocupadas, mencionando a Vila Gilda, que possui o maior aglomerado de palafitas da América Latina. Ele reconhece a necessidade de atender às famílias cadastradas para programas de habitação, mas também enfatiza a importância de resolver o problema da falta de espaço com criatividade, como o projeto Parque Palafita, que busca proporcionar moradias dignas e organizadas.

Quanto à verticalização, Glaucus observa que, em uma cidade com escassez de terrenos e terrenos caros como Santos, prédios altos são inevitáveis e não devem ser encarados como um problema. Ele argumenta que a verticalização traz vitalidade à cidade, movimenta a economia regional e ajuda a controlar os preços do metro quadrado, uma vez que a demanda é atendida com maior eficiência.

"Não vejo, hoje, a verticalização é uma vilã. Acho, inclusive, que ela traz vitalidade pra cidade", disse.
"Não acho que tem solução [prédios com mais de 30 ou 40 andares]. É uma cidade que é uma ilha, com escassez de terreno, com terreno muito caro. O adensamento passa a ser uma solução. Se você tem na Ponta da Praia restaurantes, barzinhos, farmácias, padarias e mercados, tudo perto da sua casa, é porque tem gente, e tudo se dá pelo adensamento", concluiu.